A representação do lobo, o animal símbolo da Itália, não está restrita apenas à mitologia, pois o país é rico em esculturas e obras de arte que celebram esse animal simbólico. Duas das esculturas mais famosas envolvendo lobos na Itália são a Loba Capitolina e a estátua do Lobo de Gubbio.
Ursos, cabras montesas, marmotas, lobos, raposas e javalis são algumas das espécies que se podem encontrar. Há também uma grande variedade de répteis e aracnídeos como cobras, escorpiões, lagartos e serpentes.
Itália é considerada o berço da civilização ocidental e uma superpotência cultural. A Itália tem sido o ponto de partida de fenómenos de impacto internacional como a Magna Graecia, o Império Romano, a Igreja Católica Romana, o Renascimento, o Risorgimento e a integração europeia.
A bandeira nacional da Itália (por vezes referida como il Tricolore), é formada por três cores (tricolor) de igual dimensão vertical: verde, branco e vermelho, com o verde posicionado no lado esquerdo.
O lobo é um símbolo importante para a cidade de Roma. Segundo a lenda, Romolo e Remo, os fundadores da cidade, foram amamentados por uma loba. Lupo também é um sobrenome comum na Itália.
A complexa relação de Roma com os animais remonta ao seu mito de fundação e, ainda hoje, o lobo continua sendo um símbolo da Cidade Eterna, fazendo parte do logotipo do time de futebol da capital, AS Roma.
Incluídos na lista de animais protegidos desde 1971, os lobos italianos se encontram nos Alpes (entre 100 a 150 exemplares) e principalmente nos Apeninos, da Calábria à Ligúria, com uma população estimada entre 1.070 e 2.472 espécimes.
O Brasil tem uma ave símbolo, que é o sabiá-laranjeira. Agora existem várias propostas (não oficiais) para trocar de animal símbolo das quais é a preferida a onça-pintada. A ave símbolo do Brasil, o sabiá-laranjeira, e o seu principal candidato a substituto, a onça-pintada, maior felino das Américas.
A lupa romana é um tema muito popular em medalhas, moedas, joias, relevos, mosaicos, etc., especialmente no Império Romano. A loba foi inicialmente retratada sem os gêmeos, mas a partir do século III a.C. a representação da loba amamentando os gêmeos tornou-se comum.
Em que ano a Itália foi descoberta? Não houve um "descobrimento" da Itália, assim como houve do Brasil. Há milênios de anos, a península italiana foi povoada pelos gregos, etruscos e outros povos. Depois, houve a expansão da civilização romana e a criação de cidades-estados.
As pombas, assim como todas as aves, possuem o símbolo da verticalidade, ou seja, uma comunhão direta com o alto, com Deus, liberdade, transcendência. Sua brancura remete à pureza e ao fogo sutil. Apesar de ser o animal atributo de Astarte, curiosamente foi incorporada como símbolo de Israel (Ionah הָנוֹי pomba).
Portugal. O lobo ibérico é o bicho símbolo de Portugal, mas há quem diga que o galo de Barcelos deva assumir esta posição por conta de sua importância cultural. O animal é protagonista de uma das lendas mais famosas do folclore português.
A águia bicéfala é um símbolo presente na iconografia e heráldica de várias culturas indo-europeias e mesoamericanas. Na Europa, procede da águia bicéfala hitita, chegando à Idade Média ocidental através do Império Bizantino.
A estrela é o símbolo mais importante, por ser o mais antigo a representar a Itália e isso se deve ao fato em que no período de guerras para a independência, já se utilizavam-na como nação.
A Itália é o berço de um dos movimentos artísticos mais importantes da história, o Renascimento. Artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael e Botticelli realizam obras que são admiradas até hoje.
O gorro frígio tem uma longa história, sendo usado desde os tempos da Revolução Francesa e frequentemente associado à figura de Marianne, símbolo da República Francesa. O objeto representa liberdade, inclusão e a capacidade de lutar por grandes causas, tornando-o um símbolo apropriado para os Jogos de 2024.
O mascote oficial é o Romolo, um boneco em forma de lobo, que veste a camisa do time e que tem nas costas "753 a.C.", ano de fundação da cidade de Roma. Costuma dar voltas ao redor do campo antes das partidas e tirar fotos com jogadores e torcedores, além de fazer-se presente também em alguns eventos do clube.