O urso russo (em russo: Русский медведь, transl. Russky medved) é um símbolo difundido (geralmente de um urso pardo europeu-asiático) para a Rússia, usado em caricaturas, artigos e peças dramáticas desde o século XVI relacionado ao Império Russo, à União Soviética e atualmente à Federação Russa.
Zabivaka (russo: Забива́ка, «aquele que marca gol») é o mascote oficial da Copa do Mundo FIFA de 2018, realizada na Rússia. Ele é representado por um lobo-cinzento antropomórfico que veste uma camiseta branca de golas azuis e um óculos desportivo laranja.
O significado da águia de duas cabeças no brasão russo
Que bicho é o Fuleco?
Fuleco (Brasil- 2014)
O popular mascote da Copa do Mundo no Brasil também foi eleito por votação popular e representava o tatu-bola, um animal típico da fauna brasileira e também ameaçado de extinção. Fuleco tinha as cores da bandeira do País e seu nome é uma junção das palavras futebol e ecologia.
As pombas, assim como todas as aves, possuem o símbolo da verticalidade, ou seja, uma comunhão direta com o alto, com Deus, liberdade, transcendência. Sua brancura remete à pureza e ao fogo sutil. Apesar de ser o animal atributo de Astarte, curiosamente foi incorporada como símbolo de Israel (Ionah הָנוֹי pomba).
A resposta é o boto, um mamífero aquático que habita os rios da Amazônia. O boto foi escolhido pelo governo brasileiro como o animal símbolo do país devido à sua ligação com a cultura e a história do Brasil.
Essa figura que se parece com um cavalo – adornada com um chifre único em espiral na testa – é um unicórnio. E, acredite ou não, o animal é símbolo nacional da Escócia.
A águia bicéfala, símbolo da identidade nacional da Rússia, e data de mais de um milênio, referenda num carimbo do Banco Central a cédula de 1.000 (mil) rublos.
A imagem da foice, do martelo e da estrela foi usada na bandeira da antiga União Soviética. Mas origem da foice e do martelo como símbolos do movimento operário remonta a outra revolução.
Portugal. O lobo ibérico é o bicho símbolo de Portugal, mas há quem diga que o galo de Barcelos deva assumir esta posição por conta de sua importância cultural. O animal é protagonista de uma das lendas mais famosas do folclore português.
O Brasil tem uma ave símbolo, que é o sabiá-laranjeira. Agora existem várias propostas (não oficiais) para trocar de animal símbolo das quais é a preferida a onça-pintada. A ave símbolo do Brasil, o sabiá-laranjeira, e o seu principal candidato a substituto, a onça-pintada, maior felino das Américas.
Desde objetos, cores ou até mesmo animais, nada escapa das superstições. Em determinadas religiões, a vaca é um animal sagrado. Em outras, quem comanda são os ratos. Na Amazônia, as comunidades tradicionais também possuem suas visões e valores simbólicos para a fauna da região.
O galo. Desde a antiguidade que o galo aparece em moedas gaulesas. Tornou-se um símbolo da Gália e dos Gauleses e a sua origem resulta de um trocadilho da palavra latina gallus, que significa “galo” e “gaulês”.
O símbolo nacional alemão mais tradicional é a águia. O estilo das águias no brasão do presidente federal, do Conselho Federal, do Tribunal Constitucional Federal e do Parlamento Federal é distinto.
O mascote do Argentinos é uma simpática joaninha, que foi escolhida por causa da cor vermelha para simbolizar os insetos em geral, já que o clube é chamado por seus torcedores de ''bicho colorado''. Tal apelido, aliás, surgiu por volta de 1950, criado pela própria imprensa argentina.