O que é eufemismo? Uma das figuras de linguagem mais conhecidas, o eufemismo é utilizado quando queremos suavizar ou minimizar o efeito de uma palavra ou expressão mais grosseira ou que venha travestida por um certo tabu.
Utilizam-se frases como “ele foi para os braços do Senhor” ou “ele entregou a alma a Deus”, em vez de dizer diretamente que a pessoa faleceu, o que poderia demonstrar frieza e causar mais sofrimento ao ouvinte. O termo eu eufemismo tem origem grega “euphémein” e significa “pronunciar palavras agradáveis”.
Qual é a diferença entre o eufemismo e o disfemismo?
Enquanto no eufemismo ocorre a substituição de uma palavra ou expressão rude, desagradável, por outra de sentido agradável ou menos chocante, no disfemismo há uma substituição de termos normais por outros mais vulgares, rudes, desagradáveis: A esta hora, os mineiros soterrados, já bateram as botas.
Eufemismo – eufemismo significado e exemplos (Vídeo Gotinha: 2min36s) o que significa eufemismo?
O que é disfemismo exemplo?
Figura de retórica que visa o efeito contrário ao do eufemismo, ou seja, em lugar de atenuar ou suavizar o carácter desagradável de uma entidade ou estado de coisas, procura efetivamente torná-la mais negativa, mais crua ou mais grotesca: "A rapariga é tão feia, tão feia, que mete medo ao susto!"
O termo Eufemismo vem da lingua grega: Eu (agradável, bom) e o termo Fheme (palavra), eu+Fheme deu origem a Euphémein, que por sua vez significa: pronunciar palavras agradáveis.
Personificação. Também chamada de prosopopeia, significa atribuir características de seres humanos a coisas e animais. É muito comum em fábulas, por exemplo: “A tartaruga disse para o coelho que venceria a corrida”.
“A comida demorou tanto que eu até morri de fome!” Há hipérbole no exagero ao se afirmar que a fome tirou a vida da pessoa. “Eu corro mais rápido do que um carro!” Há hipérbole no exagero ao se afirmar que a velocidade da pessoa é maior do que a de um carro.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Eufemismo é uma figura de linguagem que consiste em amenizar uma informação. Essa figura de pensamento é utilizada em contextos formais e não ofensivos. A hipérbole é uma figura de linguagem caracterizada pelo exagero. As figuras de linguagem podem ser de palavras, de pensamento, de sintaxe ou de som.
O eufemismo é a figura de linguagem usada para tornar um enunciado mais brando ou agradável e menos agressivo. É bastante utilizado em contextos que exigem moderação ou para falar de conteúdos fortes e polêmicos por meio de termos mais suaves e menos provocantes.
A metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra por outra, mantendo uma relação de proximidade com o referente da palavra substituída. No exemplo acima, a palavra “cabeças” representa o número de animais.
O disfemismo (ou cacofemismo) é uma figura de estilo (figura de linguagem) que consiste em empregar deliberadamente termos ou expressões depreciativas, sarcásticas ou grosseiras para fazer referência a um determinado tema, coisa ou pessoa, opondo-se assim, ao eufemismo.
Temos, ainda, um tipo especial de metonímia chamada sinédoque, na qual a palavra que indica o ser como um todo é substituída por outra que indica somente parte dele. Exemplo: “Quero trabalhar e morar embaixo do meu próprio teto” (teto [parte] → casa [todo])
O pelo do meu cachorro é macio como um tapete felpudo. No enunciado fica evidente a comparação por meio da expressão “como”. O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete.
É o mesmo que dizer: Felipe morreu. A hipérbole é uma das figuras de pensamento que expressa o exagero de forma intencional. Tudo que o eufemismo faz, ele faz ao contrário. O eufemismo tenta deixar a situação mais controlada, a hipérbole quer deixar mais intensa.
A hipérbole é uma figura de linguagem caracterizada pelo exagero. Ela pode ser identificada em declarações do cotidiano, em textos literários ou em propagandas. O exagero é o que caracteriza a hipérbole.