Como se escreve: fã ou fan? Na língua portuguesa, a forma correta da escrita da palavra é fã. Isso porque ela foi originada da palavra fan, em inglês, e precisou ser adaptada à gramática brasileira para garantir que a sua aplicabilidade seja funcional na nossa cultura.
Significado de Fã: Pessoa que tem grande admiração por artistas, figuras públicas ou de quem faz parte do mundo do entretenimento; admirador: fã de cantor, ator.
F A S - Fundação de Ação Social de Curitiba. Em cumprimento à Lei Federal 9.504, algumas áreas de conteúdo, notícias, materiais e vídeos da Prefeitura de Curitiba ficarão indisponíveis durante o período eleitoral.
O fanático, abreviado fã ('ˈfɐ̃', do inglês "fanatic"; do latim "fanaticus": ''louco", "entusiasta", "inspirado por um deus'') ou tiete, é uma pessoa dedicada a expressar sua admiração e interesse exagerado por algo ou por alguém; é apaixonado desvairado, podendo ser: uma pessoa, grupo, ideia, esporte, ou um objeto ...
🙋🏼♀️ O Português sente muito em informar 😔, mas quando acrescemos o sufixo “-inha”, ele se combina com o radical da palavra. Como foto termina em “o”, consequentemente o diminutivo correto será “fotinho”. ✅✍🏾 ⚠️ Muita atenção, entretanto! Em alguns casos, podemos utilizar o sufixo “zinha”.
E há aquelas que nos deixam em dúvida: o plural de forno é “fôrnos” ou “fórnos”? Embora muitos pronunciem com timbre fechado, oficialmente devemos falar fornos com timbre aberto (/ó/).
Aqui no Brasil, o certo é “fã”. “Fan” tem o mesmo significado, mas está em inglês – portanto, seria um estrangeirismo usar essa forma. E vale ressaltar que, no plural, as duas versões apenas ganham o “s”, mas a regra é a mesma e assumem as formas de “fãs” e “fans”.
Pessoa que tem uma admiração extrema por alguma outra pessoa ou coisa. Normalmente por pessoas famosas, ou as chamadas pessoas "públicas". Eu sou fã de Maria Cecília e Rodolfo.
Fã é a forma abreviada da palavra latina fanaticus, que em sua origem queria dizer “pertencente e servidor de um templo, devoto” e que, sem escapar de conotações religiosas e políticas, passou a ser considerado um termo pejorativo que lembrava um entusiasmo excessivo ou loucura causada pela possessão de um demônio ( ...