Incoerente ou não, fruto de barbarismo ou não, a forma "gols" é mais do que consagrada entre nós. O plural gramatical de "gol" é "gois", justamente a que Vampeta usou. Também se registra a forma "goles", com o "o" fechado ("gôles").
1. Parte que termina o alto de certas peças de roupa, junto ou em volta do pescoço. 2. [Portugal: Beira] Espécie de redemoinho que se forma nos pegos dos rios ou ribeiros.
O aumentativo de pai é paizão, pela razão de a palavra derivar de uma forma base – pai – terminada em ditongo. A forma de valor aumentativo que se associa a estas palavras é o sufixo -zão./ PAÍS: paisÃO!
O nome Gol veio da convenção da Volkswagen de chamar seus veículos com associações a esportes, como Polo, Golf e Derby, homenageando, assim, a paixão do brasileiro pelo futebol.
No Brasil, gol fez sua primeira aparição por escrito na revista “O Malho” em 1904, de acordo com o Houaiss. Iniciava-se ali a carreira de uma palavra popularíssima que carrega em si duas extravagâncias.
Qual o plural de arroz – arrozes ou arroz? A forma correta é arrozes. Nos nomes terminados em -r, -n ou -z, como é o caso de arroz, acrescenta-se -es para formar o respetivo plural.
A verdade é que, no cotidiano, esse plural não é muito usado, mas quando a conversa vem da Química vira quase um termo batido. Mais inusitado que isso, só a descoberta que o plural pode ser flexionado de duas formas: álcoois ou alcoóis.