Qual é a construção mais antiga da cidade de Guarulhos?
A igreja mais antiga do município é a Catedral Nossa Senhora da Conceição, edificada em 1560, ano da fundação do município, sendo a sede da Diocese de Guarulhos, criada em 1981.
O Distrito Maia é parte da zona nobre de Guarulhos. Ele reúne os bairros Cidade Maia, Jardim Maia, Parque Renato Maia e Vila Lanzara. Com localização estratégica próxima ao centro, o Jardim Maia é o bairro residencial do distrito.
Cumbica. Cumbica é um bairro estratégico devido à sua proximidade com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do Brasil — isso confere ao bairro um perfil dinâmico e voltado para pessoas que buscam facilidade no deslocamento. Além disso, o bairro conta com uma boa infraestrutura de serviços, comércios e escolas ...
Os primeiros habitantes do território foram os indígenas Maromomi, um povo pertencente à família Puri, do tronco linguístico Macro-Jê, que eram nômades.
Guarulhos foi fundada em 8 de dezembro de 1560 pelo Padre Jesuíta Manuel de Paiva, com o nome de Nossa Senhora da Conceição, em um local até então habitado pelos índios Guarus, da tribo dos Guaianases.
Embora não seja possível precisar com segurança seu ano de fundação, o dia 8 de dezembro de 1560 é oficialmente considerado para definição da idade do município. Da mesma forma, a Lei Municipal n° 2789 de 1983 reconhece oficialmente o padre Manuel de Paiva como fundador de Guarulhos.
Ela também liga Guarulhos a São Paulo, maior deslocamento urbano do país. “A Dutra é uma das principais vias de nossa cidade, fundamental para a ligação entre os mais diversos bairros e também para a Capital.
Vila Galvão. Considerado um lugar tranquilo com ruas arborizadas e comércio bem variado composto por academias, salão de beleza, bares e restaurantes. ...
Com avenidas largas e arborizadas e comércios do tipo "gourmet", os bairros Centro e Picanço se tornaram os endereços mais caros de Guarulhos, na Grande São Paulo.
Quem foi o primeiro prefeito da cidade de Guarulhos?
A 1ª Legislatura da Câmara Municipal de Guarulhos data de 1948. Naquele ano, o município tinha 13 vereadores. O presidente do Legislativo era Rinaldo Poli, que voltou a comandar a Casa nos anos de 1949, 1951,1952 e 1953. Poli foi também o primeiro prefeito eleito de Guarulhos em 1953, com 7.800 votos.
Gopoúva pode ser o bairro certo para você. O local abriga museus, teatros e espaços para shows, o que garante diversão para famílias e amigos durante toda a semana. Além disso, Gopoúva está próxima com várias opções de lazer, como a Vila Augusta e o Centro, o que aumenta ainda mais as facilidades do dia a dia.
Uma grande variedade da típica culinária como feijão tropero, torresmo, vaca atolada (costela de boi com mandioca), pernil assado, costelinha de porco, entre outras opções.
Munira, forma uma das maiores áreas pobres da Grande São Paulo, muitas ruas destes bairros não possuem pavimento e muitas foram pavimentadas recentemente.
Para quem não conhece, Picanço é um dos bairros mais antigos de Guarulhos, abrigou no ínicio do século passado muitas famílias alemãs, como a da D. Yaya que virou nome de alameda.
Em Guarulhos, os indígenas estão divididos em 14 povos: Pankararé, Pankararú, Wassu Cocal, Tupi, Kaimbé, Guarani, Geripanko, Guajajara, Xavante, Pataxó, Tupinambá de Olivença, Xucuru, Terena e Tabajara.