Doença de Chagas (DC) ou Tripanossomíase Americana é uma infecção parasitária, antropozoonose, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi e transmitida pelo triatomíneo, popularmente conhecido como bicho-barbeiro.
É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi.
Eles são muitas vezes confundidos com besouros e outros tipos percevejos. A principal forma de diferenciar um barbeiro dos demais percevejos é através da estrutura Rostro, ou seja, o aparelho bucal!
O barbeiro transmite a doença de Chagas por meio de suas fezes ou urina infectadas com Trypanosoma cruzi. Os triatomíneos, popularmente conhecidos no Brasil como “barbeiros”, são insetos identificados como o principal transmissor da doença de Chagas na América Latina, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O nome “barbeiro” se deve ao costume do inseto picar as pessoas na região do rosto. A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.
Caminhos da Reportagem: Doença de Chagas - o adoecer do coração
Como saber se você foi picado por barbeiro?
Se você foi picado por barbeiro, um dos olhos pode ficar inchado ou, no local que o barbeiro picou pode aparecer um carocinho semelhante a um furúnculo sem olho. Algumas pessoas podem apresentar problemas no coração, como palpitações, falta de ar e cansaço ao se esforçar.
Informações gerais. Os barbeiros, também conhecidos como bicudo, chupança e furão, medem de 2 a 3 cm de comprimento e são facilmente reconhecidos pelo formato da sua cabeça; Eles normalmente são marrons ou pretos.
Na Ordem dos hemípteros incluem-se insetos conhecidos como “percevejos-de-cama, percevejos-de-mato, barbeiros e barata d'água”. Dentre os de importância médica estão os percevejos de cama (família Cimicidae) e os barbeiros (família Reduviidae, subfamília Triatominae).
“Se um barbeiro é encontrado dentro de casa ou no entorno, é importante adotar medidas para evitar o contato com o inseto e a contaminação de alimentos”, diz a pesquisadora. “Não se deve tentar matar ou esmagar o inseto, porque isso pode aumentar o risco de infecção.
A Doença de Chagas, causada pelo Trypanosoma cruzi e transmitida pelo inseto conhecido como barbeiro e também por ingestão de alimentos contaminados, tem 100% de possibilidade de cura, se diagnosticada e tratada no início da contaminação.
Dentro das residências os barbeiros podem se esconder em frestas nas parredes, camas, colchões, atrás de móveis e quadros. Nos quintais os barbeiros podem se esconder em recintos, abrigos ou toca de animais vertebrados. As fêmeas do barbeiro depositam ovos em seus esconderijos.
Quantos anos vive uma pessoa com doença de Chagas?
Portanto, a pessoa pode viver, em média, mais dez anos. A recepção de coração transplantado por um paciente com doença de Chagas é, geralmente, melhor do que a de pessoas transplantadas por outros motivos.
O que fazer para afastar o barbeiro? Manter a casa limpa, organizada e bem arejada, porque o inseto gosta de lugares escuros, sujos e com frestas para se esconder. Outra dica é passar uma mão de cal nos galpões, no galinheiro, no chiqueiro e na estrebaria para o barbeiro não se instalar.
Marcos Boulos – No local da picada do barbeiro e da penetração das fezes infectadas pelo parasita, o primeiro sinal da inoculação é o inchaço. Se a picada for nas pálpebras, aparece o sinal de Romanã que se caracteriza pelos olhos vermelhos e inchados.
A doença de Chagas (DC) é transmitida pela picada do “bicho-barbeiro”, infectado com o protozoário Trypanosoma cruzi. O inseto tem hábitos noturnos e pode se esconder em buracos das paredes, frestas, camas e colchões das casas. O seu nome popular se deve ao fato de picar as pessoas na região do rosto.
As principais espécies de barbeiro que transmitem a doença de Chagas no Brasil são: T. brasiliensis, Panstrongylus megistus, T. pseudomaculata e T. sordida.
Calcula-se que a doença de Chagas causa 14.000 mortes por ano na região. Esta doença mata, todos os anos, mais pessoas na América Latina do que qualquer outra doença parasitária. No Brasil, estima-se que haja, atualmente, pelo menos um milhão de pessoas com doença de Chagas.
Em 2006, o Brasil foi certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por ter eliminado o barbeiro Triatoma infestans, que é o principal transmissor da doença. No entanto, atualmente a espécie mais preocupante é a Panstrogylus megistus, que vive tanto em espaços rurais quanto urbanos.
Outra maneira de prática de capturar um inseto suspeito é utilizando um saco plástico sem furos: 1. Capture o barbeiro utilizando um saco plástico sem furos, protegendo as mãos do contato direto com o inseto; 2. Inverta o saco plástico com o barbeiro dentro, feche bem o saco e leve-o para DTCZ - Barueri.
“Os pacientes que tiverem sintomas ou desconfiarem que foram picados pelo barbeiro devem buscar atendimento em uma unidade básica de saúde ou, se estiver com sintomas graves, procurar a emergência de um hospital.
Atraído pela luz, o inseto pode entrar nas casas por portas ou janelas abertas. Os barbeiros se infectam com T. cruzi ao se alimentarem do sangue de animais que o abrigam sem desenvolver a doença, os chamados reservatórios naturais, como gambás, morcegos, tatus, macacos, preguiças, pacas, capivaras, cães e gatos.