No Brasil, sob regras de táxi-aéreo, as aeronaves B250 e PC-12 necessitam de dois pilotos. Ambos possuem índices de segurança impecáveis, sendo considerados uns dos aviões turbo-hélices mais seguros do mundo.
O DA62 também está no topo do ranking mundial de aeronaves bimotoras, seguindo o modelo Diamond DA42, conforme atesta o relatório GAMA - General Aviation Manufactures Association, de 2020, consolidando a qualidade e preferência por aeronaves bimotoras da Diamond Aircraft.
No geral, as aeronaves a pistão com as melhores estatísticas de segurança entre aquelas que acumularam pelo menos 10.000 horas de voo foram Cessna C402 (sem acidentes), Cessna 310 (pontuação de 3,0) e SR20 (3,2).
Em termos de eficiência, o ATR 72 é superior em rotas curtas, enquanto o Boeing 737, projetado para voos mais longos, se sobressai em capacidade e alcance. Tanto o ATR 72 quanto o Boeing 737 são considerados seguros, cada um com características operacionais que os tornam mais adequados para diferentes tipos de missões.
TRUMP E EUA DESCOBREM TUDO SOBRE MORAES DECISÃO QUE PODE MUDAR TUDO MINISTRO SENTIU O GOLPE?
O ATR 72 é seguro?
O Coronel Rufino Ferreira, ex-investigador do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), afirmou em entrevista à CNN que o avião ATR-72 da Voepass, envolvido no acidente em Vinhedo, interior de São Paulo, é “seguro e eficiente”.
Viajar de jatinhos particulares geralmente são equipados com sistemas avançados de navegação e segurança, o que ajuda a garantir uma viagem tranquila e segura. No entanto, é importante lembrar que, assim como qualquer forma de transporte, nunca há garantia absoluta de segurança.
Segurança é a mesma, e o consumo é menor. A motivação para optar pelo turboélice, diz Ferreira, é economia, já que ele oferece a mesma segurança que o avião a jato.
Conheça o F-35 Lightning, considerado um dos atuais aviões mais poderosos do mundo. Podendo alcançar 1.960 km/h, o avião de caça mais letal do mundo pode abater inimigos sem ser notado.
Atualmente, a aeronave possui um valor de mercado avaliado em US$ 26,8 milhões (cerca de R$ 147,5 milhões). A primeira utilização do ATR-72 foi no final da década de 1980 (1988), e desde então passou por diversas atualizações para reduzir o consumo de combustível.
Segurança: A máxima “Quem tem dois, tem um. Quem tem um, não tem nenhuma”, busca afirmar a segurança dos dois motores, porém já é sabido que em condições adversas, um bimotor operando em condição mono oferece mais risco que um monomotor em planeio.
O ATR 72-500 começou a operar no mundo em 1997, possui seis pás de hélices e maior capacidade de carga em comparação com a versão anterior, o ATR 200. É considerada uma aeronave de médio porte e segura. "Ele atende todos os requisitos de segurança. Então, pode-se confiar nele.
No Brasil, sob regras de táxi-aéreo, as aeronaves B250 e PC-12 necessitam de dois pilotos. Ambos possuem índices de segurança impecáveis, sendo considerados uns dos aviões turbo-hélices mais seguros do mundo.
O número de vítimas aumentou após a queda de um avião de pequeno porte ontem, na Barra Funda, em São Paulo. Os dados são do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). O Brasil já registrou 21 acidentes aéreos em 2025.
Esta lista cita os acidentes e incidentes aéreos ocorridos no Brasil no qual o primeiro ocorreu no dia 1 de março de 1915 e o último relatado ocorrido no dia 09 de janeiro de 2025. O voo TAM 3054 foi o acidente mais letal do país, com 199 óbitos.
O Gulfstream G700, aeronave na qual Neymar viajou da Arábia Saudita para o Brasil, é um jato executivo de última geração, reconhecido como o maior e mais avançado em sua categoria.
1. Cessna Citation X+ (1154 km/h). A liderança neste top 5 de velocidade em jatos particulares é assumida pelo Cessna Citation X+, o avião que pode viajar a Mach 0,935 ou 1.154 km/h, com capacidade para 12 passageiros, viajando até 5.980 km.