Estudo realizado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade) mostra que o Pantanal é o bioma brasileiro com maior índice de espécies preservadas.
A Floresta Amazônica é considerada a maior diversidade de reserva biológica do planeta, com indicações de que abriga, ao menos, metade de todas as espécies vivas do planeta.
Além disso, o bioma Cerrado é palco de uma exploração extremamente predatória de seu material lenhoso para produção de carvão. Apesar do reconhecimento de sua importância biológica, de todos os hotspots mundiais, o Cerrado é o que possui a menor porcentagem de áreas sobre proteção integral.
Em relação à área do país, as áreas protegidas estão mal distribuídas pelos biomas: 90% ficam na Amazônia, que concentra apenas 10% da produção agropecuária. Fora da Amazônia, onde ocorre 90% da produção agropecuária brasileira, apenas 5% do território está sob áreas protegidas.
Mata Atlântica: características, extensão e localidade
Mais de 80% da produção econômica nacional é gerada nessa região, considerada o centro sócio-econômico do país. Todavia, a vegetação remanescente ocupa cerca de 29% da área de cobertura vegetal do bioma.
Jornal Nacional: Pantanal é o bioma mais preservado do Brasil
Qual o bioma mais bonito do mundo?
Bioma mata atlântica
Ainda que este bioma tenha sido bem dividido/fragmentado, a mata atlântica é uma das áreas com mais biodiversidades de toda a Terra. Dá para acreditar? Essa região continua sendo constituída por diversas formações florestais e até certos ecossistemas associados.
Estudo realizado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade) mostra que o Pantanal é o bioma brasileiro com maior índice de espécies preservadas.
Localizada no Hemisfério Norte, a Floresta Taiga, também conhecida como floresta boreal, é a maior floresta do mundo em termos de extensão. Ela se estende por uma vasta área na Rússia, abrangendo impressionantes 12 milhões de quilômetros quadrados, de acordo com informações do jornal El País em 2020.
Em relação às áreas naturais protegidas no Brasil o Pampa é o bioma que menor tem representatividade no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), representando apenas 0,4% da área continental brasileira protegida por unidades de conservação.
A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo. De fato, é o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da história do país.
O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna.
O Brasil ocupa quase metade da América do Sul e é o país com a maior biodiversidade do mundo. São mais de 116.000 espécies animais e mais de 46.000 espécies vegetais conhecidas no País, espalhadas pelos seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos.
1 - Islândia. Os islandeses têm se destacado no mundo na gestão ambiental. As iniciativas de desempenho de sustentabilidade do país são determinadas pelo Ministério do Ambiente e Agência Ambiental da Islândia.
A Mata Atlântica abriga mais de 20 mil espécies de plantas, das quais 8 mil são endêmicas, ou seja, espécies que não existem em nenhum outro lugar do Planeta. É a floresta mais rica do mundo em diversidade de árvores.
A Floresta de Darién, localizada entre a Colômbia e o Panamá, é considerada por muitos como a floresta mais perigosa do mundo, por ser uma região muito utilizada como rota de imigração ilegal e um local onde ocorre intensa atuação de grupos criminosos, conhecidos por cometeram atos de violência como roubos, tráfico de ...
O bioma Pantanal é o mais preservado do mundo, com mais de 80% de sua cobertura original. Pela importância para o meio ambiente é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco.
A Caatinga pode ser o bioma mais afetado pelas mudanças climáticas, podendo sofrer uma redução de cerca de 40% das chuvas no século XXI. No bioma Cerrado, há a probabilidade de redução de chuvas maior que 50% no período da seca, ainda neste século.
Os dois maiores biomas do Brasil – Amazônia e Cerrado – somam mais de 85% da área total desmatada no país. Mas pela primeira vez desde o início da série do MapBiomas Alerta, em 2019, o Cerrado ultrapassou a Amazônia em termos de área desmatada.
A área original do bioma no Brasil é 1,1 milhão de quilômetros quadrados, mas também há uma pequena porção na Argentina e no Paraguai. — As florestas da Mata Atlântica foram as mais devastadas do país e hoje o bioma conta com apenas 12% de florestas bem preservadas e maduras, em relação à cobertura florestal original.