Plectranthus ornatus, o conhecido boldinho ou boldo-miúdo é uma espécie nativa do continente africano, embora muitos a conheçam também como boldo-chinês. Possui inúmeras propriedades medicinais e faz parte, junto com outras duas espécies de Plectranthus (P. caninus1 e P.
Originário do leste da Africa, pertencente família Lamiaceae, o boldo miúdo também conhecido como boldo chinês, tapete de oxalá, é uma planta rasteira, de folhas suculentas e sabor amargo. Usado em forma de chás ou macerados.
Em geral, quais são os benefícios das plantas de boldo? Auxilia situações de desconfortos gástricos, melhorando a digestão em dias de consumo de comida pesada e até mesmo em episódios de diarreias. Possui ainda propriedades diuréticas, hepáticas, antioxidantes e anti-inflamatórias.
Segundo Peixoto (2002), este gênero possui apenas uma espécie Peumus boldus Molina, o verdadeiro boldo, popularmente conhecido como boldo-do-chile e endêmico das regiões montanhosas do Chile. Apesar de ser encontrada no comércio brasileiro, a espécie não é cultivada no Brasil.
O boldo-da-terra, por exemplo, consumido em doses elevadas pode levar à irritação da mucosa gástrica e intensificar os efeitos de medicamentos ansiolíticos e hipnóticos. Já o falso boldo, que dá em moita e tem cheiro forte e folhas miúdas e carnudas, não deve ser ingerido.
Suas folhas são suculentas, de sabor amargo. Suas partes utilizadas são as folhas, por meio de infusões. É muito comum seu uso em forma de chás ou macerados. Tônico hepático (tida como estimulador das funções hepáticas e vesiculares), digestiva, elimina gases intestinais, antirreumática, antibacteriano.
Chá de boldo faz mal a quem tem pressão alta? A minha pressão anda oscilando, e tenho má digestão, posso tomar chá de boldo? Olá! O ideal não fazer a ingestão, pois este há pode levar ao aumento da pressão arterial .
O boldo é uma planta medicinal que auxilia nos problemas do estomago. As espécies variam entre boldo-brasileiro, boldo-gambá, falso-boldo e boldo-do-chile.
Descrição: folhas pequenas e arredondadas. Por esse motivo é também chamado de boldinho. Indicação: estimula o funcionamento do fígado e auxilia nos problemas digestivos.
Qual a diferença do boldo comum para o boldo chileno?
Raízes Distintas: Enquanto o boldo comum (Plectranthus barbatus) tem origens africanas, o boldo do Chile (Peumus boldus) é nativo da América do Sul. Essas origens diferentes influenciam suas características e benefícios. 2. Boldo do Chile e Seus Superpoderes: O boldo do Chile é um verdadeiro herói para o fígado!
Herbácea, perene, ramificada, de aroma intenso. Folhas inteiras, carnosas e opostas. Folhas verdes-cinza e flores com colorações azuis e roxas. Atinge altura de 30-90 cm, por isso é chamada de boldo-miúdo.
O chá de hortelã já é conhecido por tratar problemas digestivos, aliviar a dor de cabeça e amenizar sintomas de gripe. Além disso, a erva tem um sabor refrescante e aromático de menta. Por isso, combinar o chá de boldo com hortelã pode ser uma ótima opção.
Na Umbanda, o banho de boldo é conhecido como o Banho de Oxalá ou Banho de Jesus. É muito utilizado para limpar o miasma espiritual preso ao nosso corpo e melhorar a sensação de angústia. Decerto, este é um dos banhos mais poderosos quando o assunto é eliminar energias de baixa frequência.
Na medicina tradicional, o boldinho é usado na forma de chás ou macerados e, assim como outros boldos, é indicado para problemas hepáticos, vesiculares e gástricos, como má digestão, gastrite, dispepsia, azia, falta de apetite e ressaca.
Quem não deve consumir o chá de boldo: é contraindicado para gestantes porque pode ser abortivo. Também é contraindicado para doentes com as vias biliares inflamadas e obstruídas, como na hepatite aguda ou pancreatite.
Muito utilizado para dores reumáticas e em casos de luxações pelas populações indígenas dos Andes chilenos, e identificado nessas comunidades como “peumo”, o boldo foi descoberto pelo botânico espanhol D. Boldo, daí a origem do nome científico, Peumus boldus.
6. Aliviar os sintomas da intolerância alimentar. O boldo tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e anti-espasmódicas que podem ajudar a aliviar os sintomas de algumas intolerâncias alimentares como má digestão, cólicas intestinais e produção excessiva de gases.
Vermes e infecções intestinais; Problemas do fígado, pois estimula a produção de bile pela vesícula biliar; Ansiedade, dificuldade para dormir e insônia; Dor nas articulações e reumatismo.
O boldo chinês, de nome científico Plectranthus ornatus, é uma planta também popularmente conhecida como boldinho, boldo-rasteiro, boldo-pequeno, tapete-de-oxalá e boldo-chinês, pertencente à família das Lamiaceae.
O boldo chileno cresce somente na região do Chile. Seu aroma é mais agradável que o boldo de jardim. Seu chá pode ser feito como decoto ou tisana, o sabor não é tão amargo. Serve para facilitar a digestão e não deve ser usado diariamente, muito menos dado à crianças menores de 7 anos e mulheres grávidas.