As bases da construção da imagem da Natura são três marcas fundamentais e estruturantes, que emprestam atributos à marca-mãe: Ekos, Chronos e Mamãe e Bebê.
De olho no poder da influência, a Natura vem desenvolvendo estratégias de Marketing Digital que se apoiam firmemente na figura tanto dos influencers digitais, que dialogam com públicos menores e mais específicos, quanto em algumas das mais famosas celebridades do país, expandindo de forma eficiente o escopo do alcance ...
A estratégia definida pela Natura envolve o crescimento do mercado brasileiro e latino-americano de cosméticos através do canal de vendas diretas. Para isso, a empresa busca o crescimento, capacitação e a retenção da rede de consultoras.
São eles: Desenvolvimento de Funcionários, Conservação do Solo e Vida Silvestre, Processos de Fabricação Ecológicos e Inovadores, Mitigação da Pobreza. Para nós da Natura é muito importante a busca constante por impactos positivos, por meio das nossas três causas.
O QUE É BRANDING? (ENTENDENDA DE UMA VEZ POR TODAS) | JOTA JOTA PODCAST #42
Como a Natura se destaca?
Fomos reconhecidos como uma das empresas mais sustentáveis do mundo e a primeira do setor de cosméticos pelo ranking Global 100, elaborado pela companhia canadense de mídia e pesquisa Corporate Knights.
Graças ao seu empenho em prol da sustentabilidade desde os seus primórdios e ao seu objetivo até 2020 de produzir um impacto ambiental social e económico positivos, a Natura tornou-se também a maior empresa com certificação B Corp no mundo e a primeira empresa cotada em bolsa a receber esta certificação em dezembro de ...
Elas unem a necessidade dos clientes de receber ajuda especializada com o toque pessoal e humanizado que buscam ao se relacionar com uma marca. Ao investir nesse modelo de vendas, a Natura conseguiu espalhar seus produtos pelos cantos mais remotos do país e personalizar o contato com as clientes.
Concentra iniciativas em três pilares: “Marcas e Produtos”, “Rede de Relações” e “Gestão e Organização”, com o objetivo de ir além de neutralizar os efeitos gerados pelo próprio negócio e promover o impacto positivo nos âmbitos econômico, ambiental, social e cultural.
“Verdade em Cosmética”, “Bonita de Verdade”, “Bem Estar Bem”, são slogans que ajudaram a colocar a marca, criada a partir de uma pequena empresa de cosméticos quase artesanal, na lista das dez mais valiosas do Brasil. Ela aparece em nono lugar na pesquisa BrandZ, da rede Kantar, avaliada em US$ 1,2 bilhão.
Atuação em mercados geograficamente diversificados. Destaque global e líder no setor na América Latina. Pioneira na adoção dos princípios ESG (governança ambiental, social e corporativa, da sigla em inglês).
Qual a estratégia de vendas utilizada pela Natura?
Verticalização para trás é quando uma marca de produtos voltada ao consumidor final detém não apenas uma marca própria, mas controla todo o processo de elaboração do mesmo. Por sinal, Natura também utiliza essa estratégia de vendas.
É ser a melhor empresa de beleza para o mundo. Aprofundamos nossas relações com a natureza e com as pessoas que vivem dela. Nos tornamos ainda mais humanos, construindo uma grande rede de relações. Regenerar e gerar impacto positivo sempre fez parte da nossa história.
Como a empresa Natura trabalha o marketing social?
A Natura procura fornecedores que possam compartilhar com a empresa crenças e valores. No contexto da preocupação com o meio ambiente, cada fornecedor recebe um questionário sobre temas ambientais nas suas operações, de acordo com padrões da NBR ISO 14001.
Nosso objetivo é desenvolver produtos, experiências e serviços que ajudem nossos consumidores a se sentirem confiantes e saudáveis em sua própria pele, a ter relações felizes e equilibrados e a se empenhar em fazer deste mundo um lugar mais bonito e sustentável para se viver.
Nós acreditamos que uma marca de beleza pode fazer muito mais pelo mundo. Pode ir além e gerar impacto positivo na vida das pessoas e no planeta. Porque, para nós, sustentabilidade é mais que um discurso. Faz parte do nosso dia a dia, da nossa trajetória e do nosso futuro.
No Brasil, a Natura foi a primeira empresa a lançar produtos que estampam no rótulo a segmentação por faixa etária. Seu creme anti-sinais Chronos possui uma fórmula específica para cada ciclo biológico: dos 30 aos 35 anos, dos 45 aos 60 anos e dos 60 em diante.
Você divulga o Espaço Digital de forma mais próxima, com ações personalizadas. Você auxilia o cliente usando o conhecimento que tem sobre os produtos Natura: benefícios, modo de utilização e outras dúvidas recorrentes. que o cliente se sinta confortável e amparado.
Cuidar das suas equipas, acompanhar cada colaborador para que se possa sentir plenamente realizado, superando-se e desenvolvendo-se, estar em sintonia com as suas missões, o seu ambiente e consigo próprio, tais são os compromissos assumidos pela Natura através do bem estar bem.
A Natura, desde sua fundação, tem como razão de ser a promoção do Bem Estar Bem, que compreende, não apenas o bem-estar (relação harmoniosa consigo mesmo), mas também o estar bem (relação empática e prazerosa do indivíduo criando conexões plenas com o outro, com a natureza e com o todo).
Em 2020, Natura &Co apresentou sua Visão de Sustentabilidade, conhecida como Compromisso com a Vida, traçando metas e ações para enfrentar alguns dos problemas mais prementes do mundo. A visão se concentra em enfrentar a crise climática, defender os direitos humanos e migrar para a circularidade e regeneração.
A Natura é um exemplo de empresa que foca no bem-estar dos funcionários e se destaca entre as organizações brasileiras com uma cultura organizacional forte. O lema “bem estar bem” pode ser percebido também no ambiente interno, pois a companhia busca valorizar cada colaborador.