Tomando como base essas informações, as melhores opções de capim para solos fracos e de baixa fertilidade são: – Brachiaria Humidicola; – Brachiaria Decumbens.
Buffel: Embrapa recomenda o capim como um dos mais adaptáveis para o Nordeste. O capim Buffel tem se mostrado uma das grandes opções de alimentação para bovinos de corte e de leite no Nordeste.
O QUE É CAPIM BUFFEL? É uma gramínea forrageira, que apresenta grande adaptação às condições climáticas adversas do Semi-Árido nordestino, com boa capacidade de rebrota e excelente palatabilidade.
O capim Andropogon é uma gramínea muito adaptada a solos ácidos e pobres em fertilidade. É uma forrageira perene, muito palatável, apresenta produtividade variando de 10 a 20 t/ha/ano de matéria seca e teor de proteína bruta variando de 6 a 10%.
As gramíneas Xaraés crescem rápido, são tolerantes a solos mais úmidos e funcionam muito bem em sistemas rotacionados, apesar de não serem tão apetitosas para o gado. Por outro lado, as Paiaguás têm alta tolerância à seca e conseguem sobrevida em regiões com 6 a 7 meses de estiagem.
Pesquisa mostra novo tipo de braquiária altamente resistente à seca. Um novo material híbrido de braquiária, conhecido como brachiaria híbrida Mavuno, criado em laboratório, se mostrou altamente resiliente a estresse hídrico e solo pobre em nutrientes.
Pode ser plantado tanto por vegetação ou por semente. É uma boa escolha para os mais diversos locais do Brasil que possuem pastos alagados. Este capim é o capim mais utilizado em áreas de encharcamento.
Cactos: os cactos favorecem a baixa umidade e o ar seco e se saem muito bem nessas condições. Lembre-se de que eles exigem circulação de ar adequada, muita luz e boa drenagem. Suculentas: disponíveis em tantas formas e tamanhos, você pode colocar as suculentas em qualquer lugar em um ambiente seco!
No caso do melhor capim para plantar no verão, destacam-se espécies como o Capim-Sudão, que tem resistência à seca e altas temperaturas, além de boa palatabilidade e aceitação do gado.
O especialista destacou os capins de alta qualidade: Panicum como Massai, Zuri e Tifton 85. Essas opções brilham em condições irrigadas com boa fertilidade, proporcionando produção intensa nas águas e sólido desempenho mesmo na seca.
O grupo dos coloniões está entre os que têm maior capacidade produtiva e alto valor nutritivo, suportando de quatro a cinco animais por hectare. Além disso, tem alta palatabilidade e, por produzir muitas folhas e poucos colmos, é o preferido dos bovinos.
Outro capim capim que você pode plantar que é muito tolerante ao estresse hídrico é o andropogon. O andropogon tem um sistema radicular bastante profundo e ele consegue tolerar a seca.
Devido a essas características favoráveis, o capim Mombaça é uma escolha popular entre os pecuaristas que buscam maximizar a eficiência na engorda do gado de corte.
A época de plantio tradicionalmente utilizada na implantação de pastagens é bastante ampla; vai desde as primeiras chuvas, no início de setembro, até março. São diversos os fatores que levam os produtores a plantarem em diferentes épocas.
Marandu é a gramínea que tem obtido melhor desempenho sob sombreamento. Outras espécies têm apresentado alta tolerância ao sombreamento, como é o caso de alguns cultivares de Panicum maximum.
Sugere-se no mínimo: 30-40 kg/ha de nitrogênio, 60-80 kg/ha de fósforo e 40-60 kg/ha de potássio. No caso de adubo orgânico, pode-se usar 20-30 t/ha de esterco de curral, o que corresponde de 2 kg a 3 kg por metro de sulco. Deve ser realizado no início do período chuvoso.
(2000), o capim Massai possui um sistema radicular mais adaptado aos solos que apresentam condições adversas, tais como, maior compactação e acidez e menor fertilidade, quando comparado às cultivares Mombaça e Tanzânia.
Pesquisa mostra que novo híbrido de braquiária é altamente resistente à seca. Um novo material híbrido de braquiária, conhecido como Brachiaria Híbrida Mavuno, criado em laboratório, se mostrou altamente resiliente a estresse hídrico e solo pobre em nutrientes.