conosco mesmos, conosco próprios, expressões tão corretas quanto com nós mesmos, com nós próprios. É, porém, mais eufônica a separação: com nós mesmos, com nós próprios. Note bem: ambas as maneiras são corretas; esta última é apenas mais harmoniosa".
O com nós só se emprega quando acompanhado de palavras reforçadoras como próprio, mesmo, todo: As cartas ficarão com nós todos. Paulo jantou com nós dois ontem à noite. Queremos estar de bem com nós mesmos. Sem a palavra de reforço, o conosco pede passagem.
Quando não houver palavra alguma ou expressão que indique quem somos nós ou quem sois vós, deveremos usar conosco e convosco. Por exemplo: Ele queria conversar conosco.
A palavra “nós” é um pronome pessoal usado para a 1ª pessoa do plural, ou seja, quando o sujeito é quem fala e está no plural (sendo várias pessoas). Os verbos que acompanham a palavra “nós” aparecem conjugados na 1ª pessoa do plural para concordar com essa palavra.
1. Pronome pessoal sujeito correspondente à primeira pessoa do plural (ex.: onde é que nós vamos?). 2. Pronome usado como plural majestático ou plural de modéstia, em vez de eu, muitas vezes com inicial maiúscula (ex.: nós já estudámos este assunto em dois trabalhos publicados).
A palavra “entre” é uma preposição, usada para indicar situação ou espaço em meio ou dentro de. Observe: “O segredo foi compartilhado apenas entre nós dois.” Veja que a preposição “entre” passa a noção de limite, situação em meio a algo ou alguém — no caso, o segredo apenas entre duas pessoas.
conosco mesmos, conosco próprios, expressões tão corretas quanto com nós mesmos, com nós próprios. É, porém, mais eufônica a separação: com nós mesmos, com nós próprios. Note bem: ambas as maneiras são corretas; esta última é apenas mais harmoniosa".
Esse é um PRONOME OBLÍQUO TÔNICO, assim como CONTIGO, CONSIGO, CONOSCO e CONVOSCO. O COMIGO é o mais usado de todos eles, mas o CONOSCO não fica muito atrás.
Em Portugal, a forma usada é connosco. A palavra mantém as duas consoantes para que a vogal anterior não perca a nasalidade. No Brasil, a forma usada é conosco.
Tha, “fala para nós” não está errado e até entra na linguagem formal; “fala para a gente” ou “fala pra gente” estão corretos (vê flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/1039), mas são informais. O formal seria: fale-nos de sei-lá-o-que.
A gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles - leque que não inclui formas como “você” e “a gente”. Por isso, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”.
Emanuel (em hebraico: עמנואל; Deus Conosco (Immanu'El); em latim: Emmanuel; em grego: Ἐμμανουήλ) é um nome profético citado em Mateus 1:23 ("E ele será chamado Emanuel, que significa, Deus conosco") para se falar a respeito de Jesus, o Cristo, por este ter cumprido dezenas de profecias que anunciavam a vinda do Messias ...
Entretanto, quando após o pronome houver pronomes como OUTROS, MESMOS, PRÓPRIOS, TODOS, numerais ou mesmo uma frase, devemos usar a expressão COM NÓS: “Doutor Almir jantou COM NÓS TODOS”; “Quero que você fique COM NÓS MESMOS”; “Ele quer se reunir COM NÓS TRÊS”.
Pergunto: Está correcto «somos todos nós», uma vez que Continente está no singular? Sim, está correto. O termo Continente é deslocado para o início da frase para efeitos de destaque ou foco. No entanto, o sujeito da frase é «todos nós».
Só pode ser usado em textos informais: “A outra turma vai se reunir com a gente.” b) Em textos formais, que exijam uma linguagem mais cuidada, devemos usar a forma CONOSCO: “Nossos fornecedores querem uma reunião conosco.” c) Devemos usar COM NÓS antes de algumas palavras, por exemplo: “Ele deixou a decisão com nós ...
110. A dúvida é: Eu vi ela ou a vi? A resposta é: Eu a vi. No caso específico da frase “Eu vi ela”, o problema é que, além do cacófato (=vi ela), temos um pronome mal empregado: ELE(S) e ELA(S) são pronomes pessoais do caso reto e só podem ser usados na função de sujeito.