Vimos ou viemos? Verbo “vir”. Usamos “vimos”, quando se trata de ação presente; e “viemos” quando é uma ação passada. “Ontem, viemos aqui e não o encontramos, por isso, hoje, vimos novamente”.
Sim, depende do tempo a que nos referimos. A forma VIMOS é do presente do indicativo. Por exemplo: “VIMOS, por meio desta, solicitar..." (o verbo VIR está na 1ª pessoa do plural, no presente do indicativo);
VIMOS (pretérito perfeito do indicativo do verbo VER): Eu VI você no teatro, Cornélio. / Nós VIMOS você no teatro, Cornélio. VEMOS (presente do indicativo do verbo VER): Eu vejo você todos os dias no cemitério, Corina. / Nós VEMOS você tos os dias no cemitério, Corina.
Habitualmente, como se trata de correspondência no presente, é utilizado o presente do indicativo (ex.: vimos) e não o pretérito perfeito (ex.: viemos), a não ser que esteja a ser relatado um facto passado (ex.: no mês passado, viemos solicitar...).
O professor já responde que o correto é “ele foi a óbito”. Germano cita parte da obra “Corrija-se”, do professor Sacconi, na qual ele explica: “andam dizendo e escrevendo que a vítima ou o paciente 'veio' a óbito, quando, na realidade, uma vítima ou um paciente infeliz vai a óbito.
O verbo VIR tem formas diferentes na 1ª pessoa do plural no presente e no passado. PRESENTE: venho, vens, vem, vimos, vêm. PRETÉRITO PERFEITO: vim, vieste, veio, viemos, vieram.
Usamos “vimos”, quando se trata de ação presente; e “viemos” quando é uma ação passada. “Ontem, viemos aqui e não o encontramos, por isso, hoje, vimos novamente”. “Se eu a vir” ou “Se eu a ver”?
👉 Atualmente, vemos muitos sem-abrigos nas grandes cidades. 👉 Neste momento, vemos muita gente na rua. Vimos é também uma forma do verbo ver, mas indica uma situação no passado. É a primeira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo do verbo ver.
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?
Em nossa Língua Portuguesa, admitimos enquanto forma correta a expressão pode vir. Pode vim, apesar de coloquialmente muito popular e utilizada, é termo incorreto, não devendo fazer parte do vocabulário de um bom falante da língua.