Isso ocorre devido ao aumento de pressão e das inconsistências no fluxo de gases, que fazem com que o motor precise trabalhar mais. Logo, ao notar que o veículo está gastando mais etanol ou gasolina do que o habitual, é importante analisar a situação do catalisador.
Uma das causas para o cheiro de gasolina no escapamento é uma mistura rica na combustão dentro do motor. Acontece que existe uma razão de mistura ar-combustível ideal para o funcionamento correto do motor. Essa mistura de ar (oxigênio) e combustível (no caso, gasolina) tem uma proporção correta.
Luz do Motor Acesa: Uma das maneiras mais comuns de identificar um problema com o catalisador é através da luz de advertência do motor acesa no painel de instrumentos.
Às vezes sentimos um cheiro estranho ao parar o carro, sabe o que pode ser? O catalizador!
O que acontece se andar com o catalisador estragado?
Entre os principais problemas de andar com um catalisador estragado, estão: O desempenho do motor pode ser afetado, o que resultará em menos eficiência e perda de potência do combustível; Um catalisador de carro com problemas pode indicar que existem outros problemas no sistema de combustão.
A resposta para essa pergunta é não. Assim como o pneu, o catalisador não tem um prazo de validade, mas uma garantia por parte dos fabricantes que pode ser de cinco anos ou 80.000 quilômetros, dependendo da marca. No entanto, caso o proprietário do carro seja cuidadoso, o componente pode durar muito mais.
Quando o carro está com cheiro de queimado o que pode ser?
Se o mau cheiro no carro for de queimado, fique atento: o óleo pode estar vazando em uma parte aquecida do motor ou em algum lugar no escapamento do veículo. Pise leve na embreagem e no freio, se o cheiro de queimado aparece quando você utiliza as marchas do carro, provavelmente o problema é na embreagem ou pastilhas.
Se você sentir um cheiro de enxofre ao abrir o capô do carro, pode ser um indicativo de que a bateria está com vazamento ou superaquecendo. O enxofre é um composto químico presente nas baterias de chumbo-ácido, e um cheiro forte e desagradável pode indicar que a bateria está com problemas.
Em muitos casos o catalisador fica obstruído por fuligem ou pequenos detritos que podem ser facilmente retirados após a desmontagem da peça. Em casos mais severos é possível encontrar a formação de uma “borra” de óleo dentro da peça, nesse caso é possível usar desengraxantes que não danifique o componente de cerâmica.
Qual o valor da mão de obra para trocar um catalisador?
E o custo, incluindo a mão de obra, fica em torno de algo entre R$ 800 e R$ 1.000, segundo a oficina especializada Mascot Scap, localizada na zona sul da capital paulista.
O que acontece se o catalisador do carro tiver ruim?
Quando o catalisador está obstruído, os gases não são expelidos corretamente, aumentando a pressão e a temperatura do motor. O catalisador entupido faz com que o motor tenha que trabalhar mais para manter a velocidade, resultando em uma queda perceptível no desempenho do veículo.
Se houver danos internos no catalisador, você poderá escutar ruídos no sistema de escapamento. Mas a alteração do barulho também pode indicar que a peça está entupida. É possível perceber, ainda, um aumento do consumo de combustível por causa da sobrecarga do motor, e pode ser que a luz de injeção acenda no painel.
Devido a isso, um catalisador pode custar entre 300 e 800 reais para alguns carros, mas dependendo do modelo do veículo e seu tamanho, podem custar uma verdadeira fortuna.
Há diversos motivos para o mau cheiro no carro ocorrer. Isso pode ir desde mau uso, como fumar dentro dele ou deixar caírem restos de comida, até problemas. Como eventuais infiltrações da chuva, ou mesmo problema no sistema de ventilação.
Quando a fumaça branca permanece, aí sim é um sinal de alerta e que precisa ser analisado. Já nas situações em que o carro sai fumaça quando acelera, de forma excessiva, possivelmente é porque o líquido de arrefecimento está sendo liberado para as câmaras de combustão do motor.
Fantosmia. Na fantosmia, também conhecida como alucinação olfativa, a pessoa sente um cheiro que não está presente. A mais frequente é a cacosmia, em que o indivíduo sente um odor desagradável, como de algo podre ou queimado, que não existe no ambiente, O cheiro também pode ser agradável, mas é mais raro.
Com o catalisador danificado ou inoperante, o veículo pode emitir mais poluentes e contribuir para o carbono do ar. Se você suspeitar que o catalisador do seu veículo está danificado, é importante levá-lo a um mecânico de confiança para uma avaliação.
Na prática, toda vibração muito excessiva pode fazer o elemento cerâmico do catalizador se partir, e fazer o catalizador parar de funcionar. Em casos extremos, essas partes da cerâmica quebrada, dentro do catalizador pode até obstruir uma parte da saída dos gases, diminuindo também o rendimento do carro.
Vida útil do catalisador. O catalisador que vem de fábrica no veículo é projetado para funcionar perfeitamente por, no mínimo, cinco anos ou 80 mil quilômetros. Porém, após esse prazo, o componente pode permanecer em boas condições por muitíssimo mais tempo e ter uma longa vida útil.
Em muitos casos o catalisador fica obstruído por fuligem ou pequenos detritos que podem ser facilmente retirados após a desmontagem da peça. Em casos mais severos é possível encontrar a formação de uma “borra” de óleo dentro da peça, nesse caso é possível usar desengraxantes que não danifique o componente de cerâmica.
- Barulhos no escapamento; - Colisão da peça contra o assoalho; - Aumento da rotação do motor em marcha lenta. Ademais, o motor pode parar de funcionar em pouco tempo se o catalisador estiver completamente entupido.
Se o motor do veículo estiver perdendo potência, pode ser sinal de que o catalisador não está funcionando corretamente. Isso acontece porque a peça pode estar obstruída. Como resultado, o motor não consegue receber a quantidade necessária de ar para funcionar de forma correta e, consequentemente, perde potência.