CID Z01: o que significa? O CID Z01 indica situações em que pacientes sem queixa ou diagnóstico de alguma condição passam por exames e investigações que não estão listados no CID Z00 – Exame geral e investigação de pessoas sem queixas ou diagnóstico relatado.
A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, mais conhecida como CID, é um das principais ferramentas epidemiológica do cotidiano médico. A principal função do CID é monitorar a incidência e prevalência de doenças, através de uma padronização universal.
Publicada em 1992 e atualizada periodicamente, a CID 10 (classificação internacional de doenças) é um documento que lista informações de diversos problemas de saúde dos pacientes. Na décima versão (por isso, o número 10 seguido das letras), dispõe de 22 capítulos com números e letras em ordem crescente.
SIGLAS CID-10: Saibam seus significados em laudo ou atestado médico.
Qual é o CID 1 10?
CID I10 – Hipertensão essencial (primária) é o aumento da pressão arterial sem uma causa conhecida. O DATASUS define CID I10 como “Hipertensão (arterial) (benigna) (maligna) (primária) (sistêmica)”. Também exclui quando compromete os vasos do: Encéfalo (I60-I69)
Colocar a CID (Classificação Internacional de Doenças) no atestado médico é permitido em apenas três situações: Justa Causa, exercício de dever legal e solicitação do próprio paciente ou de seu representante legal, sob pena de quebra do sigilo médico.
LISTA CID-10 - A Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (também conhecida como Classificação Internacional de Doenças – CID 10) é publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e visa padronizar a codificação de doenças e outros problemas relacionados à saúde.
A Classificação Internacional de Doenças para Oncologia (CID-O) é uma ampliação do capítulo II (neoplasmas) da Classificação Internacional de Doenças (CID).
CID Z01 – Outros exames e investigações especiais de pessoas sem queixa ou diagnóstico relatado. CID Z01 é o código para Outros exames e investigações especiais de pessoas sem queixa ou diagnóstico relatado, conforme a Classificação Internacional de Doenças.
O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia.
Os códigos da CID-10 são alfanuméricos e organizados em ordem crescente, dispostos em 22 capítulos, sendo que cada um abrange uma área específica da medicina. Por exemplo, I10 indica hipertensão essencial, enquanto M41 refere-se à escoliose.
É o CID Z76. 5 - Pessoa fingindo ser doente (simulação consciente). No caso de quem trabalha em regime CLT, com a carteira assinada, é preciso apresentar um atestado médico ao RH para justificar uma falta por doença e, assim, não ter o dia descontado na folha de pagamento.
Os CID´s Z00, Z01, Z02, Z04, Z10, Z53, Z54, Z55, Z59, Z65 e Z76, NÃO serão aceitos para fins de avaliação médica. Estes CID´s deverão vir acompanhados de complementação para o respectivo atendimento.
A CID-11 também reflete melhor os dados sobre segurança na assistência à saúde. Isso significa que eventos desnecessários que podem prejudicar a saúde – como fluxos de trabalho inseguros em hospitais – podem ser identificados e reduzidos.
CID-11 é a edição mais recente da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). Trata-se de um compilado de condições de saúde publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).