A colostomia, classificada sob o CID-10 Z93. 3, é um procedimento cirúrgico que cria uma abertura artificial no abdômen para desviar parte do intestino grosso e permitir a eliminação de fezes.
O código é Z933, a descrição é colostomia, classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito não há restrição, com referência não há e os códigos que agora são Z933 não há nenhum.
Colostomia ascendente: cirurgia realizada na parte ascendente do cólon. Colostomia transversa: cirurgia realizada na parte transversa do cólon. Colostomia descendente: cirurgia realizada na parte descendente do cólon.
CID E66 – Obesidade significa o acúmulo de gordura no corpo. A condição é observada quando as calorias provenientes da alimentação excedem os gastos de energia. Pacientes com o código E66 têm maior propensão a desenvolver condições como: Hipertensão.
A colostomia é um tipo de ostomia bastante comum, que é realizada para exteriorizar uma parte do intestino grosso por meio da parede abdominal. Sendo assim, permite a saída de fezes para a bolsa coletora, quando por algum motivo o intestino não pode funcionar adequadamente, de forma temporária ou definitiva.
A colostomia e a ileostomia são procedimentos cirúrgicos nos quais é criada uma abertura no abdômen para a eliminação de fezes do corpo. Durante essas cirurgias, os cirurgiões fazem uma pequena incisão no abdômen do paciente.
Sim, pessoas com ostomia têm direito a benefícios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS), que é um auxílio financeiro oferecido pelo governo para aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Quem usa bolsa de colostomia é considerado deficiente físico?
Segundo o decreto presidencial nº 5.296/2004, as pessoas estomizadas estão reconhecidas como pessoas com deficiência. Dessa forma, possuem direito ao passe livre em transporte coletivo, atendimento prioritário, reserva de vagas em concursos públicos e empresas privadas.
O CID Z54 – Convalescença indica que o paciente está em recuperação após passar por um procedimento médico ou uma doença debilitante. A origem da palavra convalescença tem origem no latim convalescentia, que significa recuperar forças. Este CID possui oito subcategorias: Z54.
Assim que for autorizada pelo médico, a atividade física pode (e deve) fazer parte da rotina de quem usa bolsa de colostomia. O mesmo acontece com o retorno ao trabalho. Basta redobrar os cuidados com a fixação da bolsa e o seu esvaziamento, para evitar desconfortos.
O que é colostomia? É o tipo de ostomia realizada no intestino grosso. É necessária quando o paciente apresenta problemas que o impedem de evacuar normalmente pelo ânus. As colostomias podem ser classificadas de acordo com a parte do intestino grosso em que o estoma é criado.
O tempo operatório médio foi de 300 minutos (variando de 180 a 720 minutos). O sucesso na reconstrução do trânsito intestinal foi alcançado em 27 pacientes (93%). Dois pacientes apresentaram fístula anastomótica (7%) e seis tiveram infecção de parede (22%).
Sem o intestino grosso para absorver a água das fezes, elas serão mais moles e aquosas, além de mais volumosas. Como o trânsito intestinal será mais rápido, a bolsa coletora provavelmente precisará ser esvaziada mais vezes ao dia.
A colostomia geralmente tem de ser feita quando há obstruções transitórias ou permanentes do cólon terminal ocasionadas por imperfuração anal, neoplasias, processos inflamatórios, corpos estranhos introduzidos no reto, amputação do reto, fístulas retovaginais, perfurações cólicas, lesões extensas ao redor do ânus ou ...
CID K30: o que significa? CID K30 faz referência à dispepsia, conhecida popularmente como indigestão. O código integra a seção Doenças do esôfago, do estômago e do duodeno (CID K20-K31) do Capítulo XI – Doenças do aparelho digestivo (CID K00 a K93).