CID C44: o que significa? CID C44 é o código que define outras neoplasias malignas da pele. Essa classificação faz parte da seção Melanoma e outras(os) neoplasias [tumores] malignas(os) da pele (C43-C44), dentro do Capítulo II – Neoplasias [tumores] (C00-D48).
CID C50 é o código para Neoplasias [tumores] malignas(os) da mama, conforme a Classificação Internacional de Doenças. Abordo neste texto o significado do CID C50 e cito recomendações para uma conduta médica adequada. Ao final, apresento soluções que podem dar mais qualidade ao seu atendimento.
Todo câncer é uma neoplasia, mas nem toda neoplasia é um câncer. Enquanto o tumor benigno é uma massa com crescimento celular organizado, a neoplasia maligna é aquela em que as células crescem desordenadamente e podem se espalhar para órgãos e tecidos adjacentes, processo chamado de metástase.
Quem tem neoplasia maligna tem quanto tempo de vida?
Aquele indivíduo que está ultimando o curso clínico de doença terminal, tendo prognóstico de sobrevida média máxima deste grupo de noventa a cento e oitenta dias.
"O Código Mundial do Câncer é uma iniciativa histórica liderada pela IARC que fornece uma estratégia e metodologia padrão para o desenvolvimento de códigos regionais de câncer para promover a prevenção do câncer em todo o mundo", disse a diretora da IARC, Elisabete Weiderpass.
O código é C80, a descrição é neoplasia maligna, sem especificação de localização, classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito não há restrição, com referência não há e os códigos que agora são C80 não há nenhum.
Quando o tumor acontece devido ao crescimento do número de células, ele poderá ser chamado de neoplasia – que pode ser benigna ou maligna. O câncer, por sua vez, sempre será considerado uma doença maligna.
A legislação brasileira considera, portanto, como doença grave a neoplasia maligna (o câncer), espondiloartrose anquilosante, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, esclerose múltipla, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, ...
O que é a neoplasia? A neoplasia é uma massa de tecido anormal que surge em diferentes partes do corpo, com características específicas em cada local e apresenta ritmos de crescimento e riscos diferentes.
CID N47: o que significa? CID N47 é o código que identifica hipertrofia do prepúcio, fimose e parafimose. Ele faz parte da seção sobre Doenças dos órgãos genitais masculinos, dentro do Capítulo XIV – Doenças do aparelho geniturinário (CID N00 a N99).
Os códigos da CID-10 são alfanuméricos e organizados em ordem crescente, dispostos em 22 capítulos, sendo que cada um abrange uma área específica da medicina. Por exemplo, I10 indica hipertensão essencial, enquanto M41 refere-se à escoliose.
O câncer de pulmão foi a principal causa de mortes por câncer (1,8 milhão de mortes, representando 18,7% de todas as mortes por câncer), seguido pelo câncer colorretal (900 mil mortes; 9,3%), câncer de fígado (760 mil mortes; 7,8%), câncer de mama (670 mil mortes; 6,9%) e câncer de estômago (660 mil mortes; 6,8%).
A neoplasia maligna mais frequente no Brasil é a de pele (não melanoma), com maiores taxas nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. No sexo masculino, seguem-se as de próstata, de pulmão (inclusive traqueia e brônquio), e de estômago, as duas últimas com valores bem acima dos observados em mulheres.
Neoplasia Maligna tem cura? A recuperação do paciente depende do tipo de câncer, do seu quadro de saúde e da gravidade da doença. Muitos casos de neoplasia maligna têm chance de cura, sobretudo se diagnosticados precocemente e tratados de forma apropriada.