CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, e para saber qual usar para constituir uma representação comercial, você precisa pesquisar.
Qual o melhor tipo de empresa para representante comercial?
Para o Representante Comercial que atua sozinho, as melhores opções acabam sendo Eireli e Sociedade Limitada Unipessoal: Eireli, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada: formada por um único sócio, ou seja, o titular da empresa.
O MEI se destina a atividades não regulamentadas. E, conforme apresentamos, a representação comercial não se enquadra nessa categoria. Afinal, a regulamentação da atividade de representação comercial se dá pela Lei 4.886/65, que posiciona o representante como profissional autônomo.
Qual a diferença de promoção de vendas e representante comercial?
1- CNAE de promoção de vendas:
O promotor de vendas atua no ponto de venda, apresentando o portfólio, tirando dúvidas, promovendo o produto, como o próprio nome diz. Por outro lado, o representante comercial, é um intermediário, ele une compradores e vendedores, em troca da comissão sobre vendas.
Qual a natureza jurídica do representante comercial?
O Representante Comercial é considerado um trabalhador autônomo, tendo a sua atividade regulamentada pelas Leis 4.886/65 e 8.420/92. Em toda relação de trabalho ou emprego há um contrato, estando sujeito a uma série de requisitos e características que irão definir a relação jurídica entre as partes.
Qual o anexo do Simples Nacional para representante comercial?
A atividade de Representante Comercial está dentro das atividades permitidas no Simples Nacional para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e pode ser enquadrada tanto no anexo V ou no anexo III do Simples Nacional.
O que é representantes comerciais e agentes do comércio?
O representante comercial é o profissional que atua diretamente com as vendas de produtos ou serviços de uma empresa. Ele pode ter vínculo empregatício ou ser autônomo. Quando contratado como funcionário da organização, ele tem direito aos benefícios garantidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Qual a atividade de um MEI para Ecommerce? Para varejos online, a denominação “comércio varejista” é a opção ideal. De qualquer forma, saiba que você poderá escolher uma atividade principal e até 15 secundárias. O CNAE é a Classificação Nacional das Atividades Econômicas.
Representação comercial é um negócio relacionado à intermediação. Facilita o relacionamento entre o produtor ou fornecedor de algum produto e o cliente.
O que é preciso para ser um representante comercial autônomo?
Portanto, você precisaria abrir uma empresa individual de representação comercial e, posteriormente, registrar-se no CORE do seu estado. Ainda será necessário fazer a inscrição estadual, obter o alvará de funcionamento e definir o enquadramento tributário adequado.
O representante comercial autônomo é aquele que representa uma empresa e vende seus produtos ou serviços sem nenhum vínculo empregatício. Isso quer dizer que ele presta serviços por uma remuneração e não têm direito aos benefícios que o regime CLT proporciona.
O MEI pode exercer atividades de revenda de mercadorias, desde que faça suas compras num fornecedor e que a revenda seja feita ao público consumidor. No entanto, ele não pode trabalhar como representante comercial, não podendo fazer a intermediação entre um fabricante ou distribuidor e um cliente comerciante varejista.
Como emitir nota fiscal de serviço de representação comercial?
Para emitir uma nota fiscal, basta informar o CNPJ/CPF do cliente, o número do documento de identificação do comprador, a data da venda, a natureza da operação (venda de produto, prestação de serviço etc) e o valor da venda.