Para empresas de ecommerce, a classificação mais adequada é a 47.89-0/99, “Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente”. Para empreendedores digitais, o mais indicado é o 62.0, referente à Consultoria em Tecnologia da Informação.
Em qual atividade do MEI se enquadra uma loja virtual?
Geralmente o CNAE para e-commerce utilizar será o relacionado à comércio varejista de roupas, código 4781-4-00. Uma dica: Todos os códigos relacionados ao comércio varejista se iniciam com o código 47, e a numeração que vem em seguida irá variar de acordo com o produto vendido.
Criadores de Produtos Digitais – Os criadores de produtos digitais, se enquadram no CNAE 8599-6/04, que compreende o desenvolvimento de conteúdo digital para cursos e treinamentos. No entanto, se o conteúdo se tratar de um e-Book o CNAE mais indicado é o 5811-5/00.
“Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial”. Esse código engloba a comercialização e oferta de cursos ministrados pela internet ou por meio de plataformas digitais.
O CNAE para o dropshipping é o CNAE 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto o imobiliário. Até porque o dropshipping ou a venda sem estoque próprio é uma intermediação de negócios e não uma venda direta ao cliente.
O regime tributário simplificado para autônomos e pequenos empresários foi criado em 2009 e desde então o MEI aparece em cada vez mais segmentos. O MEI pode vender online não somente em loja virtual, mas também em alguns canais de venda como marketplaces.
Qual CNAE para vender no Marketplace? O CNAE marketplace correto para esse caso é o seguinte: 74.901-04: Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.
A partir de julho/2022, os vendedores Shopee com cadastro CPF ou MEI que possuem faturamento superior a R$ 81 mil somados nos últimos 12 meses precisarão realizar a migração da conta para a modalidade CNPJ. Fique atento! A soma do faturamento é recorrente, portanto, não é zerada ao fim dos 12 meses.
Como vimos anteriormente, o marketing digital não se enquadra mais no modelo MEI. Portanto, para formalizar seu negócio, o primeiro passo é escolher o regime jurídico do seu negócio. As opções são entre Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).
Tudo o que você precisa saber para ter uma loja virtual de sucesso! E-commerce, ou comércio eletrônico, refere-se às vendas pela internet de produtos e serviços. Assim, todas as transações comerciais são realizadas por meio de ferramentas online.
Acesse o Portal do Empreendedor ou o Site da Receita Federal. Dependendo do tipo de empresa que você escolheu, o próximo passo é acessar o portal do empreendedor ou o site da Receita Federal. Para abrir uma MEI, você pode utilizar o Portal do Empreendedor, que oferece um processo simplificado e online para o registro.
O CNPJ para loja virtual é obtido pela internet. Para fazer, é preciso acessar o site da Receita Federal e preencher uma ficha cadastral com os dados da empresa. A abertura do CNPJ é gratuita, mas é possível contratar um contador para auxiliar nesse processo.
O CNAE marketplace correto para esse caso é o seguinte: 74.901-04: Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.
A resposta é bem simples: sim! A questão da precificação dos produtos é de livre iniciativa do vendedor, não há crime algum em revender as peças por um valor mais elevado.
Qual é o CNAE para dropshipping? Uma Classificação Nacional de Atividades Econômicas possível para negócios via dropshipping é a 7490-1/04. Esse CNAE condiz com as atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.
Sou MEI preciso emitir nota fiscal no mercado livre?
Todo empreendedor deve emitir a nota fiscal ao fazer qualquer operação negocial. A obrigação vale para os microempreendedores individuais (MEIs), para o microempreendedor (ME) e para as empresas de pequeno porte (EPPs).
Escolha do código CNAE: no caso de um CNPJ para dropshipping, o mais adequado é o “7490-1/04: Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários” Escolha do porte da empresa: ME, EPP ou porte demais.
Quem faz dropshipping paga imposto? No Lucro Presumido o imposto vai variar entre 13,33% a 16,33%. Porém, para definir a melhor tributação é preciso que seja feita uma boa análise e um bom planejamento tributário da sua empresa baseados no seu faturamento e atividades.
É preciso ter CNPJ para trabalhar com dropshipping?
Sim, existem algumas empresas de dropshipping que não exigem CNPJ para começar. Na Dropim, suas notas serão emitidas com os dados do seu cadastro, caso tenha preenchido com o CPF, a nota será emitida com este dado.