“Capivárias?” Não! Essa é apenas uma das muitas brincadeiras que circulam na internet sobre a espécie, o coletivo de capivara é manada. Se bem que a palavra “várias” define com precisão esse roedor que quase nunca encontramos sozinho. O bicho está sempre acompanhado, em grupos com dezenas de indivíduos.
O coletivo de capivara é manada. As capivaras são uma espécie de mamífero roedor que tem como uma de suas características a formação de manadas. Na gramática, o substantivo coletivo (que é o caso do substantivo "manada") faz referência um conjunto de objetos pertencentes a uma mesma espécie.
Não é pecado confundir, já que esse pequeno mamífero faz parte da ordem Rodentia, a mesma dos ratos, e da família Caviidae, a das capivaras. A espécie acima retratada é um preá (Cavia aperea).
MEMES EM TIRINHAS E QUADRINHOS -Qual o coletivo de capivara?
Qual o parente mais próximo da capivara?
Caviidae ou cavídeos é uma família de roedores sul-americanos onde estão incluídos a capivara, o mocó, a mara, o preá e o porquinho-da-Índia, entre outros.
A paca (nome científico: Cuniculus paca) é uma espécie de roedor da família Cuniculidae. Anteriormente era denominada Agouti paca. Distribuição geográfica da paca. Sendo um animal de grande porte, que perde por tamanho apenas para a capivara, sendo considerada assim o segundo maior roedor do Brasil.
A língua portuguesa perdeu uma grande oportunidade quando decidiu o coletivo de capivara. Eu entendi a referência. Capivárias é o coletivo de manadas de Capivaras.
A carne de capivara é considerada saudável, pelo baixo teor de gordura e pela composição dessa fração lipídica. As partes nobres, como pernil e lombo, já são comercializadas regularmente, em alguns pontos específicos de venda, principalmente nas grandes cidades.
Talvez a origem disso venha do regionalismo "capivara", significando 'indivíduo tolo que quer passar por esperto' e, por ampliação de sentido, ao que pode ser facilmente encontrado pela polícia.
Como pode ter um animal silvestre de estimação, no meio de uma das maiores cidades do mundo como Pequim, na China? As capivaras são animais calmos e mansos, nativos da América do Sul.
Essa é apenas uma das muitas brincadeiras que circulam na internet sobre a espécie, o coletivo de capivara é manada. Se bem que a palavra “várias” define com precisão esse roedor que quase nunca encontramos sozinho. O bicho está sempre acompanhado, em grupos com dezenas de indivíduos.
Predadores: Onças-pintadas, onças-pardas, jaguatiricas, cachorros-do-mato, sucuris, jiboias e jacarés. Distribuição: Ocorrem em praticamente toda a América do Sul com exceção da Cordilheira dos Andes. Figura 1 – Peso e comprimento aproximado de um adulto, um jovem e um filhote de capivara.
Barata é um substantivo epiceno, isto é: tem só uma forma ou um artigo,para ambos os gêneros, acrescentando as palavras macho ou fêmea para distinguir o sexo do animal. Portanto falamos, barata fêmea ou barata macho.
Depois que vi, em uma determinada gramática, caxarelo como masculino de baleia, fiquei com essa dúvida. O Michaelis (brasileiro) regista caxarela: «Macho da baleia quando adulto, em oposição ao madrijo, que é a fêmea. Var.: caxarelo, caxarrela, caxarrelo, caxarréu.»
Pode parecer repetitivo ou até meio esquisito, mas para falar da maçã também usamos “penca”! De acordo com o dicionário Michaelis, penca é o “conjunto ou esgalho de flores ou frutos; cacho, molho”. Pode ser usado até no sentido figurado para se referir a um grupo de pessoas – como uma penca de crianças ou de mulheres.
“Por conta dos fluxos de carros e pessoas, dos barulhos, as capivaras descansam de dia e por volta das 17h30 saem para forragear. Elas dormem em locais onde se sentem seguras, que pode ser nos mangues, nas matas ciliares ou até debaixo das pontes, mas sempre perto dos cursos de água.
Todos são mamíferos. E vivem em ambientes próximos a rios e lagos. Além disso todos possuem algumas semelhanças morfológicas, de hábitos e expectativa de vida entre 14 e 16 anos, podendo viver um pouco mais.
Cutia é uma denominação de um grupo de roedores de pequeno porte do gênero Dasyprocta e família Dasyproctidae. São mamíferos roedores de pequeno porte, medindo entre 49 e 64 centímetros e pesando, em média, de 3kg a 6kg. Encontram-se distribuidos em parte da América do Norte, América Central e América do Sul.