Coletivo é o substantivo que dá nome a um conjunto de seres, coisas, objetos, etc. No caso, o coletivo de “chaves” é “molho”, que designa um conjunto de chaves.
Com o SOM ABERTO, a palavra é usada para indicar CONJUNTO DE COISAS: molho de chaves, molho de varas. Com o SOM FECHADO, a palavra é usada para indicar CALDO: molho de tomate, molho de soja, molho para salada. E por que não se usa MOLHO (ô) DE CHAVES? Simples: porque fica com gosto de ferrugem.
Os substantivos coletivos podem referir-se especificamente a um grupo de seres, como boiada (bois), arvoredo (árvores), ramalhete (flores) etc., ou a diferentes espécies de seres, como bando (aves, crianças, bandidos), manada (bois, cavalos, elefantes), cacho (cabelos, bananas, uvas) etc.
Qual é o coletivo de aviões? Segundo o dicionário brasileiro Michaelis – que pode consultar através da nossa secção/seção Ligações –, o termo avião admite os colectivos/coletivos frota, flotilha e esquadrilha.
Qual é o coletivo de pilha? De entre as várias hipóteses existentes, aquela que me parece mais adequada é pilhedo. O sufixo -edo, a par com -al, -ada e -aria, é um dos sufixos disponíveis para formação de nomes colectivos.
No caso, o coletivo é “bananas” é “penca” que designa um conjunto de bananas. É importante notar que há também o cacho de bananas, mas este é um conjunto de pencas, e não de cachos.