Atualmente utiliza-se exclusivamente combustível Diesel em sua frota de locomotivas. Os elevados custos desse tipo de combustível e a necessidade de manter a competitividade, conduziu a companhia a inserir outra alternativa, ou seja, o Bi-combustível, utilização do Diesel e Gás Natural.
Os trens são normalmente puxados ou empurrados por locomotivas, embora alguns sejam autopropelidos, como unidades múltiplas ou vagões. Os passageiros e as cargas são transportados em vagões ferroviários. Os trens são projetados para uma determinada bitola ou distância entre os trilhos.
Num trem, a força usada para locomover a composição é produzida por uma unidade especial, a locomotiva, que é equipada para transmitir a força produzida. pelos seus motores para as rodas. As rodas que recebem a força de tração são chamadas de rodas motrizes.
Dependendo da tecnologia usada, o trem pode usar combustível ou movido a eletricidade. Por exemplo, o trem movido a diesel é comum no transporte de carga e de passageiros. Por mais que esse tipo de transporte seja eficiente, o combustível ainda é poluente. Em segundo lugar está o trem movido a eletricidade.
Outra grande vantagem dos trens de alta velocidade é que eles só utilizam eletricidade para se mover, enquanto as tradicionais locomotivas queimam carvão e fazem uma poluição danada. A eletricidade necessária para fazer os magnetos funcionarem pode vir de fontes não poluentes, como as usinas atômicas, por exemplo.
Você sabe qual é a capacidade do tanque de combustível das locomotivas?
Qual o combustível que move o trem?
Atualmente utiliza-se exclusivamente combustível Diesel em sua frota de locomotivas. Os elevados custos desse tipo de combustível e a necessidade de manter a competitividade, conduziu a companhia a inserir outra alternativa, ou seja, o Bi-combustível, utilização do Diesel e Gás Natural.
Electrodynamic Suspension (EDS): Utiliza ímãs supercondutores que criam um campo magnético forte o suficiente para elevar o trem quando ele atinge uma certa velocidade. A propulsão é feita através de um sistema linear, que empurra o trem para frente usando forças magnéticas.
O seu abastecimento é feito a diesel (no caso de transporte de mercadorias), e por meio de energia elétrica (em se tratando da locomoção da população);
Quantos quilômetros um trem faz com 1 l de diesel?
Os motores a diesel são mais eficientes do que os motores à gasolina. Uma locomotiva gasta em média de 9 litros por km quando está puxando sua lotação máxima a qual varia de locomotiva para locomotiva.
A Vale está desenvolvendo um motor a amônia para suas locomotivas usadas na Estrada de Ferro Carajás (EFC), hoje movidas a diesel. Em julho, a mineradora anunciou parceria com a Wabtec Corporation para desenvolver um motor que não emita gás carbônico, como combustível alternativo ao diesel.
Quando o maquinista aciona o pedal de freio, isso aciona uma bomba de ar ou hidráulica, que envia pressão para o cilindro de freio. O cilindro de freio, aplica pressão nas rodas de freio através dos tubos de ar ou hidráulicos. Isso faz com que as rodas de freio se apliquem ao solo, diminuindo a velocidade do trem.
No século XVIII, as pessoas escreviam 'trem' ou 'trein', em português, pois as duas palavras vêm do francês antigo 'train' e este de 'traïner' (puxar, trazer, arrastar). 'Traïner' veio do verbo latino 'trahere', que também significa puxar, trazer. É de 'traïner' que, em inglês, surgiu 'to train' (treinar).
Alta velocidade ferroviária, também chamada de comboio ou trem de alta velocidade ou trem-bala, é um tipo de transporte ferroviário que opera significativamente mais rápido do que o tráfego ferroviário tradicional, utilizando um sistema integrado de material rodante especializado e linhas específicas.
MOTOR DE TRAÇÃO (MT): É ele que movimenta a locomotiva. É acionado pelo gerador principal através de cabos elétricos e transforma a energia elétrica em energia mecânica de rotação do seu eixo, fazendo que o eixo e as rodas da locomotiva girem e ela se movimente sobre os trilhos.
Confira algumas curiosidades! Nossas locomotivas são do tipo diesel-elétrica: um motor diesel liga um outro motor de eletricidade. Essa eletricidade aciona os motores nas rodas da locomotiva, colocando-a em movimento.
Inglaterra foi o país natal da locomotiva a vapor, que é essencialmente uma máquina a vapor usada para impulsionar um veículo sobre os trilhos. A primeira locomotiva a vapor foi construída em 1804 por Richard Trevithick para a Penydarrem Iron Works em Wales.
A capacidade de armazenagem é de 1,2 milhão de litros de diesel, divididos em dois tanques de 600 mil litros cada. Cada locomotiva abastece, em média, 18 mil litros.
Segundo a CPTM, todos os trens possuem tomadas para equipamentos de limpeza e manutenção. "Elas servem para ligar aspiradores de pó e parafusadeiras, por exemplo", informou a assessoria de imprensa da companhia. Ficam ocultas porque não se destinam ao público em geral. Entretanto, não há punição para quem utilizá-las.
No geral, as rodas de cada lado de um vagão de trem são conectadas a uma haste de metal chamado eixo. É justamente essa peça que mantém as duas rodas movendo-se ao mesmo tempo, ambas girando na mesma velocidade quando o trem está em movimento.
As locomotivas podem ter como fonte energética vários recursos, estes recursos foram evoluindo ao longo do tempo até o atual modelo de locomotivas que são as diesel-elétricas e as locomotivas puramente elétricas. As principais fabricantes que atuam no Brasil são a GE, GM (EMD) e a Stadler.
O primeiro ponto a entender é que os trilhos não são retos, mas sim curvados nas extremidades. Isso faz com que o trem tenha que inclinar-se para dentro da curva, reduzindo a força centrífuga que tende a jogá-lo para fora. Essa inclinação é chamada de superelevação e depende do raio da curva e da velocidade do trem.
Na pista Maglev, o trem praticamente levita em cima dos trilhos, o que acontece porque a bobina magnetizada que corre ao longo dos trilhos repele os grandes ímãs no trem de pouso.
O fenômeno é conhecido como indução magnética. Os componentes Maglev: O “corpo” do MagLev contém eletroímãs e é montado sobre um trilho. Esse trilho, também chamado de linha guia, abriga os ímãs necessários para a levitação e os ímãs-guias (que orientam a direção do trem).