Voltando aos combustíveis, o etanol, também conhecido como álcool, é utilizado em veículos com maior poder de explosão. Isto quer dizer que o motor à álcool é o mais potente.
O diesel se torna o grande vilão no trânsito, pois os veículos movidos com este combustível (ônibus e caminhões), não são equipados com bons catalisadores.
HIDRAZINA - UM COMBUSTÍVEL MUITO POTENTE E PERIGOSO
Qual é o combustível mais limpo do mundo?
Combustível limpo e renovável
O etanol foi desenvolvido para ser uma alternativa ao uso da gasolina e diminui em 90% a emissão de gases de efeito estufa no mundo. Seu consumo em um ano é capaz de evitar que mais de 500 milhões de toneladas de CO² sejam lançadas na atmosfera.
Essa diferença acontece devido ao valor de octanagem de cada combustível. No caso da gasolina, estamos falando de cerca de 85 octanos, enquanto o álcool tem cerca de 110 octanos, o que significa que ele suporta uma compressão maior do que a gasolina.
A gasolina premium (Podium, na Petrobras) é vista como um produto distante do consumidor comum, embora seja bem avaliada pelos que a conhecem. O pior combustível no conceito dos motoristas é o etanol. Ele foi apontado como um produto de baixa qualidade, que piora o rendimento do motor.
Transportes rodoviários e não rodoviários em terra. Energia a partir de pequenas fontes de combustão para aquecimento de espaços e cozedura, incluindo geradores a diesel e utilização de biocombustíveis. Centrais elétricas alimentadas a combustíveis fósseis.
Combustível mais puro e seguro, o gás veicular é um combustível também econômico financeiramente, pois garante a vida útil do motor e evita gastos futuros. Composto quase que totalmente por gás metano (CH4), o gás veicular somente pode ser utilizado por carros com certificação de uso, devido a sua alta pressão.
Dimetil mercúrio. Um líquido incolor e inflamável, é uma das mais poderosas neurotoxinas já descobertas. Para se ter noção do quanto é perigoso, doses mínimas, de 0,001ml, já podem ser fatais.
1. Composição química: Materiais com maior teor de substâncias combustíveis tendem a queimar mais rapidamente. Por exemplo, materiais ricos em carbono, como madeira e papel, são altamente inflamáveis e queimam rapidamente.
O H₂S é extremamente inflamável, podendo causar incêndios e até explosões, possuindo um Limite Inferior de Explosividade (LEL ou LIE) de 4,0% vol/vol..
O poder calorífico da gasolina é superior ao do álcool, portanto, carros movidos a etanol apresentam maior consumo de combustível, em comparação aos que utilizam o derivado de petróleo, estando ambos em condições idênticas de desempenho mecânico.
Dióxido de Nitrogênio (NO2) - é um gás poluente com ação altamente oxidante, sua presença na atmosfera é fator chave na formação do ozônio troposférico. Além de efeitos sobre a saúde humana apresenta também efeitos sobre as mudanças climáticas globais.
A China é o país que mais emite gases de efeito estufa (GEE). Em 2022, por exemplo, a nação asiática liberou 15,68 gigatoneladas (Gt) de gases. Esse valor representa 29% de todas as emissões globais. Em segundo lugar estão os Estados Unidos, com 6,02 Gt –menos que a metade das emissões chinesas.
Para ser bem direto, não existe gasolina pura no Brasil. A gasolina refinada é resultado de um processo que começa com a extração dos elementos do petróleo bruto, que ao ser submetido a altas temperaturas dá origem, ainda, a outros produtos, como o óleo diesel, o querosene e o gás.
De maneira geral, é possível dizer que a aditivada limpa o motor a longo prazo, enquanto a gasolina comum não. Mas, a gasolina aditivada não aumenta o desempenho do carro, uma vez que isso se relaciona ao grau de octanagem e não a esses componentes adicionais.
Como o tempo de combustão do álcool é menor, ele proporciona mais torque e potência ao motor. Já a gasolina tende a consumir menos, justamente porque seu tempo de queima é mais prolongado — com ela, porém, o carro parece mais lento.
Antonio Alexandre Ferreira Correia: com gasolina, o motor aquece mais rápido e o consumo do combustível, em km/l, é menor (quando comparado ao etanol). Além disso, o veículo fica mais lento, ou seja, perde em aceleração e retomada de velocidade.
Por conta disso, o álcool evapora muito mais rápido do que a gasolina. Isso faz com que ele tenha um poder calorífico menor, precisando utilizar uma quantidade maior para gerar o mesmo movimento. Consequentemente, o etanol queima mais rápido.