Modernidade, um tópico de Ciências sociais e humanidades, é um período histórico e o conjunto de normas, atitudes e práticas socioculturais específicas que surgiram na sequência do Renascimento — no pensamento da Era da Razão do século XVII e do Iluminismo do século XVIII.
A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características.
O conceito de moderno é relativamente difuso nas ciências sociais. Surge em meados do século XIX, mais como uma manifestação de partes da população contra os então valores tradicionais ainda da Igreja e dos resquícios da Idade Média, na sua superação pela industrialização e o capitalismo.
A modernidade é um período que iniciou por volta do século XIV e é marcado pela predominância da racionalidade como forma de ver o mundo. Entenda agpora no resumo de Sociologia para o Enem! A modernidade representa uma grande ruptura com a vida até então pautada pela religião.
A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.
O conceito de modernidade e o eurocentrismo – História – 7º ano – Ensino Fundamental
Qual é a teoria da modernidade?
Neste sentido, a Teoria da Modernidade faz parte de uma teoria evolutiva mais ampla, preocupada em reconstruir os processos de formação, os princípios de organização e as crises pelas quais passam as formações societárias no decorrer do tempo (cf.
O que é modernidade? Do ponto de vista filosófico, “modernidade” à consolidação de uma sociedade que não se vale mais da Religião como sistema de organização social. O conhecimento científico e a racionalidade renascentistas vai de forma crescente abalando a sociedade tradicional.
A modernidade surge no século XVI na Europa com o protestantismo e as grandes descobertas e ciências e culmina no século das Luzes. Num plano filosófico culmina com o racionalismo e o positivismo.
Hipermodernidade, modernidade tardia, capitalismo tardio, pós-modernidade e modernidade líquida, além de “contemporaneidade” (denominação mais genérica e livre), são apenas algumas das alcunhas para essa nova ordenação social.
Se até agora ser moderno era, por exemplo, estar associado à revolução tecnológica, ter foco na carreira e abraçar a vida apressada e competitiva das grandes cidades, hoje ser moderno é dar um passo atrás. Na época em que vivemos, ser moderno virou sinônimo de ser simples. Não é preciso muito esforço para notar isso.
O que é ser moderno para você? Para nós, modernidade é estar atualizado com seu tempo. Ser moderno é substituir soluções conservadoras por soluções inovadoras, que agreguem valor às nossas vidas. Eles são modernos, porque tornam sua vida um pouco melhor!
A História Moderna registra o surgimento de formas de trabalho e poder diferentes das vigentes na Idade Média, de outras visões de mundo e de crença, além da mudança das relações entre os diferentes grupos sociais. O período foi de transição entre a sociedade feudal e a sociedade capitalista.
A versão amplamente difundida indica que a modernidade teve seu início a partir da Revolução Industrial, da Revolução Francesa e a ascensão do Iluminismo, no século XVIII.
A Modernidade é o momento de culminância de um processo em que não só se encontra a separação entre ser humano e natureza, como também a separação, ainda que formal, entre todos os seres humanos que se tornam, desde então, indivíduos.
O sujeito moderno passou a buscar mais conhecimento, tornando-se mais comprometido com a sociedade. A era moderna é marcada pelo individualismo do sujeito, predominando a razão ao contrário da emoção. O conhecimento faz parte da vida do sujeito moderno.
Modernidade, um tópico de Ciências sociais e humanidades, é um período histórico e o conjunto de normas, atitudes e práticas socioculturais específicas que surgiram na sequência do Renascimento — no pensamento da Era da Razão do século XVII e do Iluminismo do século XVIII.
A sociedade moderna também se caracteriza como um mecanismo de troca e produção, um sistema de funções sociais hierarquizadas em razão de sua importância no conjunto do mecanismo social. As funções sociais são conectadas de modo desigual tanto aos benefícios do trabalho (retorno financeiro, tempo livre, etc.)
Quais são as principais características da modernidade?
As características deste tipo de sociedade que surgiu com a Modernidade são: O aumento da produção através da organização e divisão do trabalho. O desenvolvimento de fábricas onde o trabalho era organizado. A invenção e fabricação de máquinas que substituíram o trabalho manual.
O que marcou o início da Idade Moderna foi a conquista da cidade de Constantinopla pelos otomanos, em 1453; já o que encerrou esse período foi a Queda da Bastilha, evento que deu início à Revolução Francesa, em 1789.
A Idade Moderna foi um dos períodos da História humana e estendeu-se de 1453 a 1789, sendo essa divisão histórica uma definição clássica que remonta ao período em que a história estruturou-se enquanto matéria de ensino.
Ou seja, uma atitude em que a noção do presente, ou de uma época, constrói-se a partir da consciência da diferenciação entre passado, presente e futuro; noção de presente — diga-se não raro colocada em termos da oposição do tempo moderno ao tempo antigo ou clássico.
Descartes é considerado o “pai da filosofia moderna” e faz parte da corrente racionalista. Thomas Hobbes (1588-1679) – empirista, defendia a ideia de que não existia representação mental e entendimento sem a prévia experiência.