Porém, em obediência à concordância com o feminino, forma preferida pela etimologia francesa do termo, seus determinantes deverão estar também no feminino: a omelete, uma omelete, nossas omeletes, aquela omelete benfeitora e saborosa.
“A omelete” é que é o correto porque é palavra feminina em francês omelette. O aportuguesamento correto é omeleta (pronuncie-se omelêta), porque o sufixo diminutivo -ette francês passa a -eta (pronuncie-se -êta) em português. Eu digo fritada de ovos ou ovos mexidos.
A omelete ou omeleta (do francês omelette que por seu turno vem do francês medieval amelette, por deturpação do baixo-latim lamella) é um prato feito de ovos batidos com manteiga ou óleo, geralmente com outros ingredientes como queijo, presunto, ervas aromáticas (como o endro, o estragão, cerefólio ou a salsa) ou uma ...
Comecemos pelo substantivo “omelete”: no registro oficial, é apenas um substantivo feminino. Assim sendo, em obediência à concordância, seus determinantes deverão estar também no feminino: a omelete, uma omelete, nossas omeletes, aquela omelete benfeita e saborosa.
O batismo do omelete aconteceu na França no século 17, sendo uma variação de “alemette”, diminutivo de “lemelle” (“pequena lâmina” ou “camada” em francês), porém acredita-se que a sua criação aconteceu na Pérsia (região atual do Irã).
Para fazer uma omelete, os ovos são batidos e despejados em uma frigideira quente, com uma colher de chá de manteiga, óleo de coco ou azeite, e cozidos lentamente em fogo baixo até ficarem cozidos. Ao contrário dos ovos mexidos, uma omelete não é mexida quando está na panela, são moldados como uma panqueca.
Em séria pesquisa, Deonísio da Silva elucida a origem do termo: "Do francês omelette, fritada de ovos, palavra formada provavelmente de esdrúxula transformação de alumelle, navalha, lâmina arredondada de algumas armas, dita também alumette e alemette, por influência do latim lamella, lâmina pequena.
5. O tapa OU a tapa? A forma masculina é aceita por todos os dicionários: "Recebeu UM TAPA no rosto". A forma feminina é considerada regionalismo pelo dicionário Aurélio e pelo Vocabulário Ortográfico da ABL.
Cal é um substantivo feminino. Portanto, nada mais conveniente que dizermos A CAL. # O alface ou a alface? A ALFACE, visto que tal substantivo é feminino.
“Guaraná” é uma palavra masculina, portanto, o correto é dizermos “o guaraná”. * O musse ou a musse? Dois conhecidos dicionários, o Aurélio e o Houaiss, consideram como correta a forma feminina.
O ovo cozido é o menos calórico, seguido pelo mexido e pelo frito, que pode absorver um pouco mais de óleo. Gorduras Saudáveis: A gordura dos ovos é rica em ácidos graxos essenciais e nutrientes lipossolúveis como as vitaminas A, D, E e K. Opte por preparos com menos gordura adicionada para manter o perfil saudável.
Agora, se você quer saber qual método de preparo mantém a maior quantidade de proteína dos ovos, a resposta é simples: não faz diferença. As proteínas dos alimentos não alteram com o cozimento, o que muda são apenas as calorias e gorduras totais. Logo, um ovo mexido, cozido ou frito possuem o mesmo valor proteico.
Se você está buscando uma opção que preserva mais os nutrientes em seu estado natural, os ovos cozidos são uma excelente escolha. Por outro lado, se você deseja adicionar um toque de sabor e experimentar uma textura única, os ovos mexidos podem ser a opção ideal.
3) E essa autoridade, a ABL a exerce por via da edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que omelete é palavra que tanto pode ser usada no masculino como no feminino (a omelete ou o omelete).
O batismo da omelete se deu na França, no século 17, como uma variação de alemette, diminutivo de lemelle (pequena lâmina ou camada em francês). Acredita-se, porém, que a sua criação aconteceu na Pérsia (região atual do Irã).
"Do francês omelette, fritada de ovos, palavra formada provavelmente de esdrúxula transformação de alumelle, navalha, lâmina arredondada de algumas armas, dita também alumette e alemette, por influência do latim lamella, lâmina pequena. O alimento foi comparado a uma lâmina por sua espessura fina.
Por conter pouca gordura, o omelete é uma excelente opção para qualquer dieta, já que oferece todos os benefícios dos ovos com praticidade e uma gama diversa de sabores. Você sabia que a ingestão diária de ovos, ao contrário do que já foi propagado, não prejudica a saúde? Pelo contrário!
Saber como virar a omelete não é a maior exigência para elaborar esse prato, mas pode garantir um preparo muito mais saboroso, já que permite o cozimento homogêneo.