O infinitivo é VIR, e é com ele que se formam as locuções verbais. O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”. Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”.
Isso porque “Vai vir” é a combinação do verbo “ir” no futuro do presente (“vai”) com o verbo “vir” no infinitivo (“vir”). Essa estrutura indica uma ação que acontecerá no futuro e está certa.
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?
"Vim" é a forma conjugada no passado (pretérito perfeito do modo indicativo) da 1ª pessoa do singular. "Vir" pode ser a forma no infinitivo do verbo, usada em locuções verbais e no futuro. “Vir” também pode ser uma forma conjugada do verbo “ver”, no futuro do modo subjuntivo para a 1ª ou a 3ª pessoa do singular.
VIM ou Vir? Qual é o CORRETO? Quando Usar? (Aprenda com EXEMPLOS)
Qual o plural de vir?
Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.
A forma virapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de ver] , [segunda pessoa singular do imperativo de virar] , [terceira pessoa singular do presente do indicativo de virar] , [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de ver] , [nome feminino] ou [ ...
“Vir” é um verbo, que na locução verbal “vai vir” é formada em junção com a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo “ir”. No presente do indicativo, o verbo vir é conjugado da seguinte maneira: (Eu) venho.
Isso vai depender da intenção de quem fala ou escreve. Portanto, se você pretende usar o verbo “vir” na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, o certo é falar: “Eu vim”. Mas se o que você quer é usar esse verbo no infinitivo pessoal, o correto é escrever: “Por eu vir”.
pessoa do singular do futuro do subjuntivo, é igual ao infinitivo do verbo vir. Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”.
Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”. Também não diga “nós vamos vir”.
As palavras "vão" e "irão" são conjugações do verbo "ir" em sua terceira pessoa do plural. Enquanto "irão" diz respeito a sua conjugação no futuro (eles irão), "vão" é a conjugação do verbo no presente do indicativo (eles vão). Logo, o correto é "Vocês irão ver", pois remete à ideia de algo que ainda não aconteceu.