Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar os motivos pelos quais os fatos são apresentados no texto, ou seja, o reconhecimento de como as relações entre os elementos organizam-se de forma que um torna-se o resultado do outro.
O descritor 12 tem como foco identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros, espera-se, nessa habilidade, que vocês consigam entender que todo texto tem sua função social e, por isso, pretende, por exemplo, informar ou esclarecer, expor um ponto de vista, refutar uma posição, narrar um acontecimento, fazer ...
D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: D13 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. PROCEDIMENTO DE LEITURA: D14 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Aula de Língua Portuguesa | Descritor #11 | Mais Ideb
O que é descritor D16?
D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos vaiados. CONTEÚDOS Gêneros textuais, conotação e denotação. Após a revisão da linguagem denotativa e conotativa, em dupla, utilize o texto abaixo para verificar como o humor e/ou a ironia podem ser verificados no texto.
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. D6 – Identificar o tema de um texto. D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.
D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. D11 – Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer a utilização de elementos gráficos (não-verbais) como apoio na construção do sentido e de interpretar textos que utilizam linguagem verbal e não-verbal (textos multissemióticos).
Os descritores são elementos que descrevem as habilidades trabalhadas nas avaliações externas, a partir dos quais são elaboradas as questões dessas mesmas avaliações.
O Texto III utiliza somente a linguagem verbal e o Texto IV a linguagem verbal e a não verbal. D O Texto III pertence ao gênero textual poesia e o Texto IV pertence ao gênero textual crônica. O Texto IV necessita somente de leitura verbal para ser compreendido.
Os descritores são termos padronizados por pesquisadores para identificar temas de artigos científicos. Ou seja: são palavras-chave determinadas a partir de critérios para indexar artigos. Isso significa que quando autores submetem artigos às revistas devem seguir critérios definidos para estipular as palavras-chave.
D7 - Identificar a tese de um texto. Coerência e coesão no processamento do texto. tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. Coerência e coesão no processamento do texto.
D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto, em mapas, croquis e outras representações gráficas. D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações.