O dia 1° de fevereiro foi escolhido para ser o Dia do Publicitário, pois foi nesta data, em 1966, que o Decreto de Lei nº 57.690 regulamentou a carreira no Brasil.
Suas ideias podem ser um ponto-chave para que uma empresa alavanque um conteúdo e tenha sucesso no futuro. Em 8 de Maio, comemora-se o Dia do Profissional de Marketing.
Registros indicam que os primeiros anúncios com fins comerciais foram publicados em jornais da Inglaterra, em 1650. Naquela época, havia cerca de seis anúncios, em média, em jornais diários de Londres. Cem anos depois, em 1750, era comum encontrar mais de 50 anúncios por edição.
A propaganda no Brasil começa em 1808 com a criação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro. Nele foi publicado o primeiro anúncio que se tem notícia. Tratava-se da venda de um bem imóvel. A partir de 1860 começaram a surgir os primeiros painéis de rua, bulas de remédios e panfletos de propaganda.
Pesquisadores encontraram tabuletas divulgando casas de banho, lutas de gladiadores além de pregoeiros vendendo seus produtos. Contudo, o primeiro panfleto foi criado em Paris em 1482 e divulgava uma manifestação religiosa chamada de “O grande perdão de Nossa Senhora”.
A propaganda no Brasil começa em 1808 com a criação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro. Nele foi publicado o primeiro anúncio que se tem notícia. Tratava-se da venda de um bem imóvel.
Qual foi a primeira agência de publicidade do Brasil?
Segundo Martins (1997), a primeira agência de publicidade do Brasil surgiu em 1891. Era a chamada Empresa de Publicidade e Comércio, cuja finalidade era a corretagem de reclames.
Em alguns países, o título profissional é "marketer", e no Brasil, algumas pessoas defendem o uso do termo "mercadólogo". De acordo com o dicionário Houaiss, o sufixo "logo" deriva do grego "lógos", que significa especialista, aquele que estuda e conhece.
30 de junho é o Dia das Mídias Sociais, ou Social Media Day, data que celebra os impactos positivos das redes sociais no mundo e na sociedade. A data foi criada pelo site Mashable em 2010.
Qual é o perfil ideal do publicitário? Os publicitários devem saber utilizar as ferramentas de marketing e comunicação para agregar valor às marcas do cliente. Portanto, desenvolver algumas habilidades do futuro e as famosas soft skills e hard skills é fundamental para conseguir se dar bem nessa profissão concorrida.
O publicitário trabalha fortalecendo a imagem de marcas e empresas, criando campanhas e peças publicitárias que promovam produtos e serviços vendidos, além de comunicar ideias e projetos ao público.
Espaço para novas ideias. Se você gosta de ter as ideias mais inusitadas para diversos assuntos, esse é o curso certo para você. O publicitário trabalha sempre com novas ideias e novas formas de realizar algum trabalho, pois seu repertório será super abrangente, melhorando seu trabalho.
A Publicidade e Propaganda é simbolizada pelo galo por ele ser o animal que anuncia antes dos demais o raiar do dia, representando a comunicação publicitária.
Sendo assim, a publicidade trabalha com a criação de comerciais, posts em redes sociais ou assessoria de imprensa. Já o marketing atua na gestão de preços, distribuição de um produto e relacionamento com os clientes e os consumidores.
Qual é a diferença entre Propaganda e publicidade?
A Publicidade utiliza os canais de entretenimento para tornar público um produto ou serviço, com o objetivo de vendê-lo. Já a Propaganda tem o objetivo de informar, alertar e fazer refletir, sem ter, necessariamente, fins lucrativos.
A publicidade surgiu na Inglaterra. Seu objetivo principal era fazer as empresas da época venderem mais. Em média, eram publicados seis anúncios em jornais diários de Londres.
Há registros de anúncios em papiros egípcios na Antiguidade, divulgando a venda de determinado produto ou serviço. Diversas sociedades também faziam uso da pintura de anúncios em paredes ou pedras.
A história da Propaganda Brasileira surgiu em meados de 1800, quando a mídia televisão ainda não existia. No Brasil, a propaganda está no sangue. Mascates, ambulantes e tropeiros foram os primeiros vendedores, pioneiros das vendas por telefone, catálogos e Internet.
Qual foi a primeira agência de publicidade do mundo?
História. A primeira agência de publicidade reconhecida foi William Taylor em 1786. Outra agência inicial, iniciada por James 'Jem' White em 1800 na Fleet Street, em Londres, eventualmente evoluiu para White Bull Holmes, uma agência de publicidade de recrutamento, que saiu do mercado no final Década de 1980.
A peça publicitária é uma ferramenta muito importante da publicidade que pode ser trabalhada isoladamente, o que se torna uma vantagem. Assim não é necessário que seja criado uma campanha para o produto ou também o serviço em questão. Alguns exemplos de peças publicitárias são os outdoor, busdoor ou mobiliário urbano.
Já os primeiros garotos propaganda surgiram na Idade Média: arautos que gritavam notícias da nobreza e também eram pagos para divulgar as ofertas dos mercadores. Durante séculos, a publicidade se manteve assim, rudimentar e com baixíssimo alcance.