A data comemorativa mais conhecida de setembro, no Brasil, é o dia 7, Dia da Independência do Brasil. Em 1822, D. Pedro I proclamou a independência do país em relação a Portugal às margens do rio Ipiranga, em São Paulo.
No dia 15 de setembro é comemorado no Brasil o Dia do Cliente. Em 2023 a data completa 20 anos desde a sua criação. Inicialmente instituída no estado do Rio Grande do Sul, o marco se expandiu largamente pelo país nos últimos anos.
Na reforma do calendário litúrgico depois do Concílio Vaticano II (1962-1965), a comemoração da Santa Cruz de 03 de maio foi transferida para o dia 14 de setembro, dia que a Igreja comemora a “Exaltação da Santa Cruz”, pois foi no dia 14 de setembro do ano 335, que foi consagrada a Basílica do Santo Sepulcro em ...
No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore em todo o território nacional. Essa data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural e foi escolhida por estar próxima ao início da Primavera, que começa no dia 23 de setembro.
Por que SETEmbro não é o mês SETE? | O nome dos meses
O que se comemora no Dia 30 de setembro?
Comemora-se no dia 30 de setembro, o Dia Mundial do Coração, data que visa alertar as pessoas sobre os cuidados básicos na prevenção de problemas cardiovasculares neste órgão muscular tão importante.
🇧🇷DIA DOS SÍMBOLOS NACIONAIS (Data é celebrada em 18 de setembro) Esta data é uma homenagem a todos os símbolos nacionais do Brasil: a Bandeira Nacional, as Armas Nacionais, o Selo Nacional e o Hino Nacional. Estes símbolos são de elevada relevância, porque representam o Brasil e a identidade da nação em todo o mundo.
É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio. Ao mesmo tempo em que há muita discussão sobre o tema e que são organizadas caminhadas, durante esse mês alguns locais são decorados com a cor amarela.
A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, D. Pedro (futuro D. Pedro I) provlamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.
No dia 3 de setembro, comemora-se o Dia do Biólogo. A data relembra a regulamentação da profissão no Brasil, através da lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979.
1894 – A Confeitaria Colombo é inaugurada no Rio de Janeiro. 1934 – A União Soviética passa a fazer parte da Sociedade das Nações. 1946 – É aprovada a 4a- Constituição Brasileira. 1948 – O Conde Folke Bernadotte é assassinado em Israel quando exercia seu trabalho de mediador para a resolução da questão Palestina.
- 12 de Setembro: Dia do Técnico Têxtil e Dia da Recreação. - 13 de Setembro: Dia Nacional da Cachaça (bebida alcoólica produzida a partir da cana-de-açúcar), Dia Mundial da Sepse, Dia Nacional de Luta dos Acidentados por Fontes Radioativas e Dia do Agrônomo.
O 13 de Setembro, Dia Nacional da Cachaça, foi instituído para homenagear a bebida que representa a cultura e a história do Brasil, em lembrança ao movimento revoltoso de fazendeiros do Rio de Janeiro que ficou conhecido como a Revolta da Cachaça, porém, encontramos alguns equívocos nas datas.
Ouça o texto abaixo! O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro, mês esse considerado importante nas campanhas de conscientização sobre o trânsito em relação a acidentes, normas de segurança e dirigibilidade pelas ruas do país.
A Assembléia Geral da Nações Unidas declarou 23 de setembro como o Dia Internacional das Línguas de Sinais. A data, comemorada pela primeira vez em 2018, é uma homenagem ao dia em que a Federação Mundial dos Surdos foi criada em 1951.
6 de setembro é comemorado o Dia do Sexo, foi comemorada a primeira vez em 2008 por uma fabricante de preservativos. Dia dia 6 de setembro é comemora o Dia do Sexo. A ideia de celebrar surgiu a partir de uma estratégia de marketing de uma fabricante de preservativos, em 2008, em alusão à posição sexual 69 (meia-nove).
8 de Setembro é o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi instituída pela UNESCO em 1967. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ressalta que a alfabetização na idade correta deve ser um objetivo comum a todos da sociedade.