4 de dezembro é Dia Mundial da Propaganda O programa apresenta, diariamente, uma música para "ilustrar" um fato histórico ou curioso que ocorreu naquele dia ao longo da História.
No Brasil, o Dia do Publicitário é celebrado em 1º de fevereiro, data que homenageia os profissionais dedicados à criação e desenvolvimento de campanhas publicitárias. Estes profissionais, conhecidos por sua criatividade e flexibilidade, desempenham um papel crucial na promoção de ideias, produtos, e marcas.
Qual a importância da propaganda nos dias de hoje?
A Publicidade e Propaganda desempenha um papel fundamental nas empresas, proporcionando-lhes visibilidade, alcance e influência sobre o público-alvo. Além disso, suas estratégias de comunicação impulsionam vendas, melhoram a reputação da marca de uma empresa e muito mais.
A história da publicidade começa a se desenvolver mais rapidamente ao longo dos séculos 16 e 17, quando os jornais começaram a se popularizar. Com essas publicações, surgiu a oportunidade de transmitir não apenas notícias, mas todo tipo de anúncio.
De início, é importante anotar que a propaganda, de forma geral, conceitua-se como um meio empregado a fim de convencer e influenciar pessoas na tomada de decisões e escolhas. O termo advém do latim propagare, que significa propagar, tornar público, difundir.
A Publicidade e Propaganda é simbolizada pelo galo por ele ser o animal que anuncia antes dos demais o raiar do dia, representando a comunicação publicitária.
Dia do Profissional de Marketing: Conheça os principais conceitos da profissão. O Dia do Profissional do Marketing é celebrado no dia 08 de maio. Essa data comemorativa celebra os profissionais que desempenham um papel vital na promoção e alcance de marcas e produtos.
Em 1650. A publicidade surgiu na Inglaterra. Seu objetivo principal era fazer as empresas da época venderem mais. Em média, eram publicados seis anúncios em jornais diários de Londres.
A propaganda pode desempenhar mais funções além de informar ao consumidor sobre o produto ou serviço. Ela informa, explica, educa, anima, motiva atitudes, convence e às vezes até vende, ou melhor, ajuda a vender.
A propaganda tem como foco a difusão de uma ideia, ela é capaz de influenciar uma opinião, diferentemente da publicidade, que faz a divulgação do produto ou do serviço oferecido por uma empresa.
Se, a essa altura, você está se perguntando o que é Publicidade, a gente responde: trata-se da comunicação que tem por objetivo persuadir o público a consumir um produto ou aderir a um serviço; o objetivo é converter um desejo do consumidor em uma aquisição.
Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, princípio, doutrina, causa ou prática. Para isso, ela apela para recursos psicológicos, que mexem com emoções, opiniões e sentimentos, e motiva a ação a partir deles.
A história da Propaganda Brasileira surgiu em meados de 1800, quando a mídia televisão ainda não existia. No Brasil, a propaganda está no sangue. Mascates, ambulantes e tropeiros foram os primeiros vendedores, pioneiros das vendas por telefone, catálogos e Internet. Na época, ninguém era cliente, e sim freguês.
Onde acontece o evento mais importante da propaganda mundial?
Respostas. Você está se referindo ao Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que é um dos eventos mais importantes da propaganda mundial e acontece anualmente em Cannes, na França.
Apesar de ter sido oficializada em 2005 com a lei Nº 11.133, essa data é marcada por reivindicação do Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência (MDPD) desde 1982.
Propaganda é um modo específico sistemático de persuadir visando influenciar com fins ideológicos, políticos as emoções, atitudes, opiniões ou ações do público alvo.
O termo propaganda deriva do latim propagare, ou seja, "difundir". O uso do termo iniciou-se, a nível institucional, com a criação da Congregação della Propaganda Fide pelo Vaticano no século XVII, congregação esta que tinha como finalidade levar a fé cristã a todo o mundo conhecido.
Enquanto a Publicidade tem o foco na comunicação comercial, com o objetivo de vender um produto ou serviço, a Propaganda tem o foco mais ideológico, para vender uma ideia. Você tem interesse no assunto? Continue com a gente e descubra as diferenças entre Publicidade e Propaganda.