Celebra-se no 16 de Abril, o Dia Mundial da Voz. A data é comemorada desde 2003 e foi criada para conscientizar a população sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para preservá-la.
No Brasil, a primeira grande campanha da voz se deu em virtude das comemorações da Semana Nacional da Voz, comemorada entre 12 e 16 de abril de 1999. A partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
As comemorações que deram origem ao Dia Mundial da Voz começaram no Brasil em 1999 como resultado de uma iniciativa de médicos, fonoaudiólogos e professores de canto que pertenciam à antiga Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV).
A classificação básica da voz humana para o canto é feita em aguda, média e grave. A voz feminina mais aguda é chamada de Soprano e a masculina de Tenor. Já a mais grave é Contralto para mulheres e Baixo para homens. Por fim, a voz intermediária feminina é a Mezzo-soprano e a masculina é Barítono.
No século III a.C. Aristóteles foi além, percebendo que vogais e consoantes eram produzidas de forma diferente e imaginou que a voz fosse produzida na traqueia e na laringe pelo impacto do ar. Aristóteles localizava a alma no coração e pulmões, e nesta época surgiu a frase usada até hoje: “A voz é o espelho da alma”.
Celebra-se no 16 de Abril, o Dia Mundial da Voz. A data é comemorada desde 2003 e foi criada para conscientizar a população sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para preservá-la.
Jesus disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz…” (João 10:27). Profecia, em sua forma mais simples, é apenas ouvir do Espírito Santo e repetir o que Ele disse. Nas palavras de Paulo: “Pois todos vocês podem profetizar um de cada vez …” (1 Coríntios 14:31).
Nesta quinta-feira, 16 de abril, comemora-se o dia mundial da voz. A data marca um mês de ações voltadas para os cuidados com a saúde vocal e a sua importância para a qualidade de vida. A comemoração começou no Brasil, em 1999 e, a partir de 2003, se tornou internacional.
– evite gritar e dar gargalhadas exageradas; – evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate, antes de utilizar a voz continuamente; – evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas; – cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente.
A Saúde Vocal é um conjunto de normas básicas que ajudam a preservar a saúde da voz e a prevenir o aparecimento de alterações e patologias vocais. Essas normas são especialmente importantes para aqueles que usam a voz como instrumento de trabalho, ou que apresentam tendência a alterações vocais.
Nos meninos, este processo ocorre entre os 12 e 13 anos de idade, enquanto nas meninas, dos 13 a 15 anos. A mudança é ocasionada por um alargamento nas pregas vocais, gerando uma voz mais grave e adulta.
“Todas as pessoas que apresentarem o sintoma por mais de 15 dias devem procurar um otorrinolaringologista o quanto antes”, recomenda. Da mesma forma que manter um estilo de vida saudável previne o surgimento diversas doenças, com a rouquidão não é diferente.
A voz é um instrumento maravilhoso que nos permite uma forma superior de comunicar. Através de inflexões, pausas, variações de ritmo, de intensidade ou do timbre, a voz permite-nos juntar emoção à palavra e dar uma riqueza única à comunicação.
Não existe uma tonalidade própria, limitada, única para cada pessoa, que a leve a cantar exclusivamente em um determinado tom. Na voz falada não é diferente. Também não temos um tom único, mas uma região pequena que permeia o grave e médio de forma confortável, variando de acordo com as emoções e inflexões.
Como saber meu tipo de voz? Segundo Vanessa Melo, quem determina o tipo de voz de uma pessoa é um professor de canto ou um regente de coral. Os testes de extensão vocal são feitos com o auxílio de um piano ou teclado.