Gostaria que me informassem se o diminutivo do meu nome (Luísa) é Luizinha (caindo o acento agudo e passando o s a z). Muito obrigada. As suas dúvidas são pertinentes. Deve grafar Luisinha ou Luisita, segundo Rebelo Gonçalves.
A palavra ovo pode ter como diminutivo as palavras ovinho, ovito, ovozinho, ovozito. Pode também utilizar-se o diminutivo ovozeco, com sentido depreciativo. Na terminologia científica, o termo óvulo pode referir-se a pequeno ovo.
Assim sendo, de acordo com as regras, teríamos: luz – luz + inha = luzinhas e flor – flor + zinha – flore(s) + zinhas = florezinhas. Para terminar duas observações: 1a) Para o acadêmico Evanildo Bechara, pazinhas é o plural do diminutivo de pá (pazinha = pá + zinha – pazinhas).
Significa cheia de juventude e indica uma pessoa de memória prodigiosa, muito senso de organização e um dinamismo contagiante. Excelente amiga, dedica-se totalmente às pessoas que estima.
Cecília é um nome feminino de origem latina e possui um significado bastante interessante. Derivado do termo "caecus", que significa "cego" em latim, o nome Cecília é associado à imagem de uma pessoa que enxerga além do óbvio, uma visão além da visão física.
Lucas é um nome masculino de origem grega que significa "luminoso" ou "aquele que ilumina". É um nome de grande importância histórica e cultural, presente em diversas civilizações ao longo dos séculos. Historicamente, o nome Lucas esteve presente em diversas personalidades notáveis.
Diminutivo de Teresa, usado ocasionalmente como antropónimo de pleno direito, por devoção a Santa Teresinha. Santa Teresa de Lisieux (1873-1897), religiosa carmelita, mais conhecida por Santa Teresinha; padroeira das missões estrangeiras.
Já os diminutivos dos substantivos acentuados perdem o respectivo acento gráfico na formação do diminutivo. Por isso, café faz cafezinho; pé faz pezinho; chaminé faz chaminezinha, e boné faz bonezinho ou bonezito.
O diminutivo de pé - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Qual o diminutivo de pé? Pezinho ou pézinho? O diminutivo de pé é pezinho, do mesmo modo que o de só é sozinho, o de café é cafezinho e o de avô é avozinho, por exemplo.