Diminutivo carinhoso de Ana, de origem hebraica hannah, "misericordiosa", "compassiva" ou também "graciosa", que já foi muito usado em Portugal. Este nome veio depois a ter correspondência no latim Anna, com o significado de "velha" e "respeitável".
Porém, duas atrações chamaram a atenção do público pelo nome: Matheusinho e Matheuzinho. Os dois artistas que utilizam o diminutivo de Matheus como artístico são de gêneros diferentes. Matheusinho, com S, é um dos nomes em ascensão do pagode.
Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.
72); Inezinha, isto é, Inesinha (de Inês, p. 73); Manoelzinho, ou seja, Manuelzinho (de Manuel, p. 80). Outros hipocorísticos atestados são os sufixados por -ico – Anica (de Ana, p.
#QUINZINHO!! 🐾🐕🏡 Ele agora recebeu o nome de QUINZINHO. Significa diminutivo de Joaquim, o nome já nos diz algo sobre ele: pequeno, carinhoso, forte e guerreiro.
Forma diminutiva de Ana, esse nome revela uma criança que fala pouco mas observa os adultos com atenção. Por isso mesmo, aprende tudo bem depressa. Muito exigente consigo mesma e com os outros, ao crescer se torna uma excelente líder.
Nem todas as palavras, ou melhor, nem todos os substantivos, são susceptíveis de possuir um aumentativo. Rio está neste caso, mas em compensação não lhe faltam diminutivos: ribeiro, ribeira, riacho, riozinho, riozito. Já ribeiro tem o aumentativo ribeirão!
Entre as formas mais populares que conhecemos, algumas versões que se destacam são: Lena, Heleninha, Leninha, Lenita, Lenoca, Lelê e Nena, que combinam o diminutivo do nome com a preservação da sua força e sofisticação.
Filipe é uma variante de Felipe, significa “amigo dos cavalos”, “o que gosta dos cavalos”, “o que ama a guerra”. Sua origem é o prenome grego Φίλιππος [Fílipos], latinizado em Philippus, composto de φιλέω [filéo], “querer, amar com afeto de amizade”, e ἵππος [híppos], “cavalo”.
Os sobrenomes Rodrigues e Roiz eram sinónimos um do outro, sendo que o segundo é a abreviatura do primeiro. Hoje constituem apelidos diferentes mas, historicamente, a variante abreviada "Roiz" (ver: Ana Rodrigues) era usada com frequência já que ambos evoluíram a partir do nome Rodrigo.
Em uma abreviatura, geralmente é conservada a parte inicial do termo, acrescentada de suas letras finais colocadas em sobrescrito, acima de um traço ou de um ponto. Ex: Anto = Antônio.
Por exemplo, o nome Francisco seria abreviado Franco com as letras sobrescrito que têm uma linha, uma linha dobro, dois pontos ou nenhum símbolo embaixo.