“A esperança é a última que morre”, “antes tarde do que nunca”, “quem espera sempre alcança”… em tempos de memes e gírias de internet, há quem diga que os ditados populares têm perdido força entre as novas gerações, tornando-se “coisa do passado”.
Quando alguém se dá mal em alguma situação, se diz que ele “deu com os burros n'água”, ou que “a vaca foi pro brejo”. Mas se ele se dá bem, diz que “está com o burro na sombra”.
DITADO POPULAR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER ENXERGAR
Onde fala do cego?
Jesus curando o cego perto Jericó é um dos milagres de Jesus narrado nos três evangelhos sinóticos. (Marcos 10:46–52, Mateus 20:29–34 e Lucas 18:35–43) Segundo a tradição cristã, o milagre teria ocorrido quando Jesus passava perto de Jericó, antes da paixão. Jesus curando o cego perto de Jericó.
Define-se como a ausência de perceção visual provocada por um defeito do globo ocular e/ou neurológico. Numa perspetiva legal, a cegueira existe quando o melhor olho tem uma acuidade visual inferior a 1/10 e/ou o campo visual é inferior a 10º.
Através das interações sociais, o cego sabe que plantas são verdes, que o sangue é vermelho, que o céu é azul, etc.; sabe que o preto pode estar associado ao luto, o branco à paz, etc.; através de pessoas próximas, sabe a cor dos próprios cabelos, dos olhos, da pele, das roupas, de modo que alguns, a partir dessas ...
É considerado cego ou de visão subnormal aquele que apresenta desde ausência total de visão até alguma percepção luminosa que possa determinar formas à curtíssima distância. Assim, o termo deficiência visual engloba pessoas com perda total da visão e também aquelas com diferentes graus de visão residual.
A pessoa com deficiência visual localiza o cotovelo do guia, segura seu braço (logo acima do cotovelo) colocando o polegar do lado externo e os outros dedos na parte interna do braço em forma de pinça, de maneira firme e segura.
Jesus lhe perguntou: — O que você quer que eu faça por você? E o cego respondeu: — Eu quero voltar a ver, Mestre! Então Jesus lhe disse: — Você pode ir embora agora, pois a sua fé o curou. E no mesmo instante o cego recuperou a sua visão e começou a seguir Jesus estrada fora.
O cego em Jericó, se chamava Bartimeu, conforme citado porMarcos (10:46-52), Lucas (18:35-43) e Mateus (20:29-34). Contudo, eles não descreverama origem da cegueira, em contraste com o cego em Jerusalém, identificado como portador da moléstia desde o seu nascimento (João, 9: 1-34).
Em qualquer lugar ou circunstância, ser chamado de burro é sempre uma ofensa. É o indivíduo desprovido de inteligência, ignorante, tolo, idiota, sem cultura, sem informação, com dificuldade de entendimento, obstinado, cabeça-dura.
Origem: A expressão correta seria “Quem não tem cão, caça como gato”. Isto é, caça astutamente, sorrateiramente, escondendo-se como faz um felino. Significado: Quem sabe se comunicar vai a qualquer lugar.
Quando o resultado do cruzamento é uma fêmea, chamamos de mula. Eles têm porte pequeno ou médio, orelhas grandes e pelo curto. Burros e mulas nascem estéreis, pois como são resultantes do cruzamento entre espécies com número de cromossomos diferentes, apresentam número ímpar de cromossomos.