O sacramento da Unção dos Enfermos produz os seguintes efeitos naquele que o recebe: confere a graça; apaga os pecados (se ainda houver alguns a serem expiados) e as consequências do pecado; alivia e fortalece a alma do doente; e às vezes alcança a saúde do corpo, quando for conveniente à salvação da alma.
Além de trazer conforto espiritual e físico, a Unção dos Enfermos também oferece a oportunidade de reconciliação e perdão dos pecados — se o doente estiver em estado de pecado grave. Dessa forma, este sacramento proporciona não apenas cuidados espirituais, mas também a restauração da relação com Deus.
Unção significa capacitação, a unção amplifica a capacidade, aquilo que era comum se torna extraordinário. Antes da unção, Davi estava detrás das malhadas, era uma pessoa comum, mas a unção lhe deu capacidade, inteligência e poder (I Samuel 17.36 e 18.5).
Além da unção com o Óleo Santo, a Igreja ensina que todos os enfermos em perigo de morte devem receber a Sagrada Eucaristia. Chama-se Santo Viático, o recebimento da Santa Comunhão em perigo de morte. Lembrando que se deve receber o sacramento da Penitência antes da Comunhão.
(Êxodo 29:36-37; 30:25-29). Os objetos ungidos se tornavam santos ao serviço do Senhor. O Antigo Testamento também fala da Unção de Pessoas. Wesley diz que "Entre os Judeus, a unção era a cerimônia pela qual os profetas, os sacerdotes e os reis eram iniciados nos seus ofícios" (Nota de Wesley a Mateus 1.16).
Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.
A palavra “unção” é o poder de Deus que nos capacita com coragem, força e habilidades para fazer o que Ele nos pede. Ou seja, o nosso corpo e o coração podem até fraquejar, mas quando colocamos a esperança em Deus e cremos em Sua Palavra (Bíblia), nós recebemos uma capacitação que vem do Alto!
Quando a pessoa está cheia de Jesus, cheia da unção, essa unção realmente é contagiante. Deus quer que você seja muito usado pelo Espírito Santo. Ele quer que você seja tão cheio do Espírito Santo, que aonde você estiver, poder vai fluir de você para libertar e abençoar as pessoas.
1 João 2:20 Entretanto, vós tendes uma unção que procede da parte do Santo, e todos tendes pleno conhecimento. Entretanto, vós tendes uma unção que procede da parte do Santo, e todos tendes pleno conhecimento. Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento.
Poder é geralmente usado em conjunto com a palavra autoridade. Alguém pode ter o poder de realizar uma atividade, mas não autoridade para fazê-lo. Na bíblia, a palavra 'unção' é uma autoridade dada pelo Espírito Santo para fazer algo em nome de Deus com amor.
Introdução: A unção é a presença de Deus. A unção é a glória de Deus que nos respalda no cumprimento do nosso chamado. É a energia, a força, o poder de Deus em nós (Ef 3.20). A unção nos capacita a realizar com eficiência aquilo que jamais conseguiríamos através dos nossos próprios esforços.
O Sacramento da Unção dos Enfermos confere ao cristão uma graça especial para enfrentar as dificuldades próprias de uma doença grave ou velhice, ajuda a viver estas realidades dolorosas da vida humana com sentido cristão.
O que acontece com quem mexe com um ungido de Deus?
Contudo, Davi disse a Abisai: “Não o mate, pois quem pode permanecer inocente depois de levantar a mão contra o ungido do SENHOR? Tão certo como vive Deus, o SENHOR mesmo o matará algum dia, ou ele morrerá na batalha, ou chegará a sua hora e ele morrerá.
Quem administra este sacramento? De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 1516: “Só os sacerdotes (bispos e presbíteros) são ministros da Unção dos Enfermos (126). É dever dos pastores instruir os fiéis acerca dos benefícios deste sacramento.
A unção sagrada de óleo, por exemplo, era usada na lei de Moisés (ver Êxodo 40:15). Os profetas ungiam sacerdotes e reis, e os enfermos eram ungidos com óleo como parte do procedimento de cura pela fé e pela imposição de mãos.
Um ou mais portadores do Sacerdócio de Melquisedeque consagram o azeite de oliva antes de ser usado para ungir os enfermos ou aflitos. Nenhum outro óleo pode ser usado. Para consagrar o óleo, o portador do sacerdócio: Segura o recipiente aberto contendo azeite de oliva.
Unção espiritual significa capacitação dada por Deus para cumprir uma missão específica. Ei mulher, você é uma mulher levantada por Deus, capacitada por Ele com uma missão única, jamais vista antes, para para cumprir o propósito que os céus tem para sua vida.