Eixo das ordenadas: reta vertical utilizada na construção do plano cartesiano, também conhecida como eixo do y. Eixo das abscissas: reta horizontal utilizada na construção do plano cartesiano, também conhecida como eixo do x. Origem: ponto de encontro entre os eixos.
O eixo Y, também conhecido como eixo vertical, é um dos dois eixos principais em um sistema de coordenadas cartesianas. Ele é utilizado para representar a variável dependente em um gráfico, enquanto o eixo X representa a variável independente.
A reta horizontal é chamada de eixo x, ou eixo das abscissas, e a reta vertical é chamada de eixo y, ou eixo das ordenadas. Os pares ordenados são duplas de números usadas para determinar a localização de pontos no plano, por exemplo: P(2, – 1).
Função Quadrática - Aula 7 - Pontos em que a Parábola Intersecta o Eixo Y
Onde a função toca o eixo y?
INTERSEÇÃO DA PARÁBOLA COM O EIXO Y (EIXO DAS ORDENADAS):
A parábola intercepta o eixo das ordenadas sempre quando temos o valor de x igual a zero, ou seja, y = a. 02 + b. 0 + c = 0 + 0 + c = c. Logo, a parábola intercepta o eixo das ordenadas no ponto (0,c).
Na equação reduzida y = mx + n, conhecemos o n como coeficiente linear. Quando x = 0, o valor de y = n; sendo assim, o coeficiente linear é o ponto em que a reta intercepta o eixo y.
O ponto no qual a parábola cortará o eixo Oy dependerá do valor do coeficiente c, ou seja, se c = 2 isso significa que a parábola irá cortar o eixo Oy no ponto de coordenada 2.
Na guia Formatar, no grupo Seleção Atual, clique em Seleção de Formato. Na categoria Opções do Eixo, em Opções de Eixo, selecione a caixa Série em ordem inversa marcar.
Qual a diferença do eixo xe do eixo y em um gráfico de linhas?
Os gráficos normalmente têm dois eixos que são usados para medir e categorizar dados: um eixo vertical (também conhecido como o eixo dos valores ou o eixo y) e um eixo horizontal (também conhecido como eixo das categorias ou eixo x).
O sistema cartesiano pode possuir uma perspectiva tridimensional também. Para que isso aconteça, é necessário que exista um terceiro eixo, o eixo z (eixo de cotas). Sistema cartesiano espacial. Neste caso, os pontos são representados por (x; y; z).
Para encontrar as intersecções com os eixos coordenados, podemos substituir os valores de x e y por zero em cada uma das equações e resolver para encontrar os pontos de intersecção. Portanto, a interseção com o eixo x é o ponto (1/2, 0). Portanto, a interseção com o eixo y é o ponto (0, 1/3).
As coordenadas X, Y, Z são baseadas em três eixos ortogonais: o eixo X, que representa a posição horizontal; o eixo Y, que representa a posição vertical; e o eixo Z, que representa a posição em profundidade.
Plano cartesiano formado pelos eixos x e y. O plano cartesiano é um sistema de coordenadas desenvolvido por René Descartes. Esse sistema de coordenadas é formado por duas retas perpendiculares, chamadas de eixos cartesianos.
Enquanto o coeficiente “c” indica onde a parábola corta o eixo Y, estabelecendo as seguintes relações: Se c>0, a parábola irá cortar o eixo Y acima da origem; Se c<0, a parábola irá cortar o eixo Y abaixo da origem; Se c=0, a parábola irá cortar o eixo Y na origem, ou seja, ponto (0,0).
Gráfico de y=f(x), em que o eixo horizontal é o eixo-x e o eixo vertical é o eixo-y. A interceptação em y da função f(x) está indicada pelo ponto vermelho em (x=0, y=1).
A reta possui duas possibilidades de equação, a equação geral da reta e a equação reduzida da reta. A equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais.
Em um gráfico cartesiano, o eixo Y é geralmente posicionado na vertical, enquanto o eixo X é posicionado na horizontal. O eixo Y é essencial para a representação visual de dados e informações, permitindo uma compreensão mais clara das relações entre variáveis.
Se o ponto P pertence ao eixo y, então o valor da abscissa x = 0, logo o ponto P é dado por P(0,y). Como equidista dos pontos A e B, então a distância entre os pontos P e A é igual a distância P e B. dPA = dPB. As coordenadas de P são P(0,9).