Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu. Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum. Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi. Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé.
Oxóssi: orixá da caça e protetor das florestas e animais. Ossanha/Ossaim: orixá das ervas e das folhas - o médico da floresta. Obá: orixá que movimenta a roda da vida. Xapanã: orixá que controla as doenças, as epidemias e protege os enfermos.
Dentre os muitos animais de estimação, o cachorro é sem dúvida o mais popular. Agora a qual Orixá, o cachorro está relacionado? O cachorro, é um animal guardião, companheiro e amigo, ele está diretamente ligado a Ogum , o Orixá guerreiro e senhor dos caminhos.
Este Exu possui duas versões, onde numa ele foi morto por praticar sodomia com outros homens e ao ser torturado e morto pelos inquisidores, o calabouço onde ele foi torturado e morto se encheu de gatos pretos que apareceram misteriosamente.
Francisco é exemplo de amor e respeito ao meio ambiente e aos animais. Antes de entrar para a vida religiosa, ele era um jovem rico e ostentador. São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e do meio ambiente, é celebrado nesta quarta-feira (4).
Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...
Filho de Oxalá e de Iemanjá, irmão de Ogum e Exu, pai de Logunedé, Oxóssi é o orixá da caça e da vida dos animais selvagens, guerreiro e protetor dos caçadores e caminhantes.
Anitta, Xuxa, Bruno Gagliasso e Fernanda Gentil são algumas das celebridades que ajudam ONGs e são tutores de animais, além de Luisa Mell, referência em direitos animais.
Desde pequeno, Ogunjá demonstrava traços de sua personalidade explosiva e conflituosa, a única maneira que Ogunté encontrava para apaziguar a raiva do filho era lhe oferecendo um cachorro para se alimetar, dai vem o significado de seu nome.
Por isso, na perspectiva da umbanda, conforme relato de Marco, todos os animais reencarnam. Após a morte do animal, ele "ainda fica um tempo perto do dono até o desapego afetivo e alguns reencarnam rápido".
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
A palavra enxu em tupi-guarani significa literalmente "abelha negra", também sendo conhecida na literatura as rupitelas desta palavra exu, eixu, eichu, enxu, enchú, inchú, eixuí, eichuí, enxuí, inxú, inxuí e cabaxuí.
As pombagiras adotaram esse animal, mascote do orixá Exú, para elas. E dizem as lendas que quando querem passear pelo plano terreno se transformam em gatos pretos que perambulam pela rua durante a madrugada, procurando almas.