Sina Weibo, ou Weibo, é o site mais popular da China e pode ser considerado como uma combinação do Twitter e do Facebook. Por lá, usuários podem enviar vídeos, imagens e gifs, além de seguir pessoas e acompanhar suas linhas do tempo.
Conheça as principais redes sociais da China. Plataformas como WeChat, Youku, Toutiao e Douyin não só fazem o mesmo trabalho, como estão revolucionando a maneira com a qual lidamos com as redes sociais – seja a nível pessoal e, principalmente, profissional.
Em resposta ao relato de censura, a mídia estatal chinesa Xinhua acusou o Google de promover uma agenda política ao fazer acusações “sem fundamento” contra o governo chinês. Redes sociais, como o Facebook, Instagram e Twitter, também não funcionam na China e contam com versões domésticas.
Em qualquer lugar do mundo você encontra o Google no idioma do país em que está e a plataforma indexa até mesmo conteúdos em chinês igual aos demais. Já o Baidu tem uma classificação maior para os domínios que ficam em servidores chineses, assim como conteúdos da mesma língua.
A China não usa Facebook, whatsapp, o que usamos? | What social media apps Chinese use? (SUB)
Quais aplicativos A China usa?
Dos 10 aplicativos gratuitos mais populares da loja de aplicativos americana da Apple, quatro foram desenvolvidos com tecnologia chinesa. Além do TikTok, há também o aplicativo de compras Temu, a varejista de fast fashion Shein e o aplicativo de edição de vídeo CapCut, que também pertence à ByteDance.
O que é Weibo? O Weibo foi criado no ano de 2009 pela Sina Corporation, uma companhia chinesa. Seu nome significa “microblog”, o que denota claramente qual a função da rede social: funcionar de maneira semelhante ao Twitter, permitindo postagens com um número limitado de caracteres seguidas de imagens, links ou vídeos.
Qual é o aplicativo mais usado na China? De acordo com o Statista, são mais de 1,2 bilhões de usuários ativos apenas no WeChat, resultando em uma alta de mais de 100% de 2015 até 2021.
Meipai: o “Instagram” chinês para vídeos O Meipai é um produto da Meitu Inc, uma empresa de tecnologia que faz smartphones e aplicativos de fotos. Foi lançado em 2014 e rapidamente se tornou muito popular.
Aplicativo mais popular do país, com quase 800 milhões de usuários ativos apenas na China, o WeChat é a forma mais comum de os cidadãos locais se comunicarem. E provavelmente será também a sua, já que o WhatsApp não é popular no país.
O nome 优酷 (Yōukù) soa semelhante ao Youtube - e, em essência, é a versão chinesa dele. Na China, Youku é uma das plataformas de mídia social mais famosas, onde você pode encontrar vários vídeos de qualquer gênero.
Embora oficialmente bloqueado na China, a rede social TikTok está sendo cada vez mais utilizada por vendedores chineses. Para usar, é necessário um software de rede privada virtual (VPN), que as autoridades geralmente toleram quando usado para fins profissionais.
Além do Instagram, o governo chinês também proíbe o uso do Facebook, YouTube e Twitter. As plataformas só podem ser acessadas por meio de uma VPN (Rede Privada Virtual).
Em resposta ao relato de censura, a mídia estatal chinesa Xinhua acusou o Google de promover uma agenda política ao fazer acusações “sem fundamento” contra o governo chinês. Redes sociais, como o Facebook, Instagram e Twitter, também não funcionam na China e contam com versões domésticas.
Além do Instagram, o governo chinês também proíbe o uso do Facebook, YouTube e Twitter. As plataformas só podem ser acessadas por meio de uma VPN (Rede Privada Virtual). A China tem uma das políticas de controle de redes sociais mais rigorosas do mundo.
Desenvolvido pela gigante tecnológica chinesa Tencent, o WeChat, ou Weixin em chinês, surgiu em 2011 como um aplicativo de mensagens instantâneas. Desde então, evoluiu para muito mais do que isso, com uma miríade de recursos que mantêm seus 1,36 bilhão de usuários mensais ativos imersos na plataforma.
Lançado em 2009, o Sina Weibo, uma mistura de várias redes sociais que permite tanto o envio de vídeos quanto de mensagens de até 140 caracteres, é o maior deles. Mais da metade dos usuários de internet do país mantém hoje uma conta no Sina Weibo.
Isso é extensível ao Gmail, YouTube e aos demais serviços da gigante, que também não podem ser usados no país. A companhia tem um braço em Hong Kong que pode ser acessado – especificamente em Hong Kong – normalmente, e para o qual boa parte do tráfego foi direcionada a partir de 2010.
O rei dos apps. Aplicativo mais popular do país, com quase 800 milhões de usuários ativos apenas na China, o WeChat é a forma mais comum de os cidadãos locais se comunicarem. E provavelmente será também a sua, já que o WhatsApp não é popular no país.
Os melhores sites da China são: Alibaba, TinyDeal e GearBest. Não existe uma única opção que seja a melhor de todas, mas sim aquele que atende as necessidades do comprador como métodos de pagamento, segurança e velocidade de entrega.