SOBRE A "MOSQUITA" DA DILMA... 1. O substantivo "mosquita", fêmea do mosquito, não existe na língua portuguesa, pois mosquito é um substantivo epiceno, assim como a maioria dos animais e insetos.
Os gêneros que merecem destaque são: o Culex, o Aedes, o Anopheles e o Lutzomyia. O gênero Culex está presente nas regiões tropicais e subtropicais do mundo, sendo chamado popularmente no Brasil de pernilongo ou muriçoca.
Os palpos são estruturas que permitem diferenciar os mosquitos macho e fêmea, já que o macho possui palpos maiores (Verifique a figura 2). Servem para o equilíbrio do inseto na hora de pousar e para inserir o probóscide ao se alimentar.
O macho, como os de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas de objetos, próximos a superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência.
São somente as fêmeas que se alimentam de sangue e é por isso que ficamos com a impressão de que existe uma cantoria perto do nosso ouvido. Elas cantam antes de nos picar e é só nesse momento que podemos escutá-las.
O substantivo "mosquita", fêmea do mosquito, não existe na língua portuguesa, pois mosquito é um substantivo epiceno, assim como a maioria dos animais e insetos. Logo, indica-se o gênero desses substantivos assim: cobra macho, cobra fêmea, barata macho, barata fêmea, mosquito macho, mosquito fêmea.
Mosca é o nome popular dado a várias espécies de Dípteros que possuem um tamanho pequeno ou médio, corpo alongado e coberto de pilosidades. Já Mosquito é o nome dado aos Dípteros que possuem antenas finas, longas e pilosas. São conhecidos popularmente como pernilongos.
Os mosquitos têm nada menos que 47 dentes. No entanto, esta não é a cifra mais surpreendente no reino animal, já que o tubarão baleia possui 4,5 mil dentes e o peixe-gato (Amiurus nebulosus) tem 9.280 dentes. Os mosquitos costumam medir entre 4 e 6 mm, dependendo da espécie.
Culicidae é uma família de insetos habitualmente chamados de muriçocas, mosquitos ou pernilongos. As fêmeas em muitas regiões são designadas vulgarmente como melgas.
nome masculino. [ Entomologia ] Designação comum aos insectos dípteros de várias espécies. Origem etimológica:mosca + -ito. Colectivo:enxame, nuvem, mosquitada, mosquitama.
Qual é o feminino de dragão? O Dicionário Houaiss regista o termo dragoa como a fêmea do dragão. A generalidade dos dicionários não regista o feminino deste substantivo, considerando-o um substantivo epiceno. Nesta perspectiva, se se pretender referir o seu feminino, poderá utilizar-se a expressão o dragão-fêmea.
Machos e fêmeas alimentam-se da seiva de plantas, mas, uma vez fecundadas, as fêmeas necessitam de um repasto sanguíneo para maturar seus ovos, e saem em busca de um animal ou de um ser humano para sugar.
Por exemplo, existem registros de invertebrados voando em altitudes superiores a 4 km, como os zangões do gênero Bombus. Em situações bastante atípicas, chegaram a ultrapassar a altura de 5,6 km.
“Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele. Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático , ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos”, explica a dermatologista Simone Neri.
Qual o tipo de sangue que os mosquitos mais gostam?
MITO. Inicialmente o mosquito apresentava uma preferência pelo sangue tipo O, devido ao mosquito ser de origem Indiana e neste país, este tipo sanguíneo predominava. Com a dispersão do mosquito pelo mundo a sua predileção pelo tipo O não permaneceu porque ele se adaptou aos tipos sanguíneos disponíveis.
Elas possuem diferentes funções e trabalham simultaneamente”, conta. “Duas delas possuem um 'zig-zag' e atuam como um serrote para cortar a pele. Outras duas dessas ferramentas perfuram e separam as camadas da pele. Uma quinta agulha injeta saliva para anestesiar o local e a última chupa o sangue”, destaca ele.