O Dia dos Professores, em 15 de outubro, é feriado escolar, não nacional. Escolas fecham, alunos e profissionais da educação têm folga. Próximos feriados em 2024 incluem Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República, Consciência Negra e Natal.
No entanto, atualmente, o 15 de outubro é um feriado escolar, não sendo considerado um feriado nacional. Ficou estipulado como ponto facultativo. Na data, as escolas costumam fechar. Assim, tanto os alunos quanto os profissionais da educação têm o dia livre.
Com a proximidade do dia 15 de outubro, muitos se perguntam se a data é considerada um feriado. A resposta é que o Dia dos Professores não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo nas escolas.
A data relembra um decreto imperial de 1827, documento que criou o ensino público no país. "O 15 de outubro faz alusão à criação das classes de primeiras letras no Brasil", afirma a historiadora Katia Abud, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/16-outubro-dia-mundial-alimentacao.htm. Acesso em 19 de outubro de 2024.
O Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, não é feriado nacional no Brasil, mas ponto facultativo. Alguns estados transferiram para 1º de novembro, unindo ao feriado de Finados. A medida visa proporcionar descanso aos servidores sem prejudicar os serviços públicos.
A data comemorativa é válida para todos os professores que atuam nas escolas estaduais e as aulas serão retomadas na quarta-feira (16). As unidades de ensino permanecerão abertas para atividades administrativas.
O Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, não é um feriado nacional. Ele é classificado como um feriado escolar, o que significa que as instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, costumam suspender as atividades.
Nesta terça-feira (15), como não é feriado no país, o trabalho segue normalmente. Já em escolas, cada unidade pode decidir sobre a realização de atividades especiais ou de decretar folga para estudantes e docentes.
A escolha do dia 15 de outubro está relacionada à criação do Curso Normal em 1827, que visava a formação de professores qualificados no Brasil. Essa data representa o reconhecimento da importância da educação e dos educadores, sendo um marco na história da educação no país.
O Dia da Reforma Protestante é comemorado em 31 de outubro. A data é celebrada pelos Luteranos, membros das igrejas cristãs que se originaram a partir da Reforma Protestante, iniciado por Martinho Lutero.
O dia 21 de outubro foi a data em que a transexualidade deixou de ser considerada doença, sendo excluída do Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais da Associação Norte-Americana de Psiquiatria e da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Dia 22 de outubro é comemorado o dia do paraquedista. Andrews Jacques Garverin, em 1797 construiu um paraquedas baseando-se no modelo de Da Vinci e em seguida provou a tese saltando de um balão.
Em 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro. A escolha da data deu-se em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810.
O dia 15 de outubro é comemorado como o Dia dos Professores, mas não é um feriado nacional e sim um feriado escolar. Dessa forma, apenas professores e alunos têm direito à folga nesta data.
Nesta data, em 1827 (dia consagrado à Santa Teresa de Ávila, considerada padroeira dos professores), D. Pedro I, por meio de um Decreto Imperial, criou o Ensino Elementar no país.