No entanto, é o fogo azul que é conhecido por ser o mais quente, com temperaturas que atingem mais de 2.500 graus Celsius. Quando as chamas mudam de branco para azul, estamos a falar de temperaturas conhecidas como ultra-quentes.
Estrelas massivas, como as estrelas de tipo O, podem alcançar temperaturas de superfície de 30.000 a 50.000 graus Celsius. No núcleo dessas estrelas, as temperaturas são ainda mais extremas, superando os 100 milhões de graus Celsius.
A chama foi batizada de "tornado azul" - e é mais eficiente
Ele é 100% azul, o que indica altíssima eficiência (mesmo a chama do fogão doméstico, uma das mais eficientes que existem, tem um pouco de amarelo – um sintoma de combustão incompleta).
As reações incompletas produzem menor energia que a combustão completa. Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia.
Sol vermelho? Entenda o que seca e poluição têm a ver com isso I Bora Brasil
Qual cor de fogo e mais quente?
PARA CHAMAS, CORES
À medida que cresce, a sua cor intensifica-se, de modo que uma chama branca brilhante pode arder a 1.400 a 1.500 graus Celsius. No entanto, é o fogo azul que é conhecido por ser o mais quente, com temperaturas que atingem mais de 2.500 graus Celsius.
A cor de uma chama (ou plasma) é formada pela frequência de transição dos elétrons de estados excitados de alta energia para estados de baixa energia no plasma (entenda o plasma como um gás ionizado). Quanto maior for a diferença de energia mais azul será a cor da chama.
A queima do metanol é bem mais fria. Geralmente fica entre 400 e 500 graus. “Existem ainda chamas produzidas pela queima da mistura de substâncias químicas, como tetracloreto de carbono e éter de petróleo, que atingem apenas 50 graus e podem ser acesas na palma da mão”, diz Vanin.
O fogo grego, também conhecido como fogo à prova d'água, é uma mistura viscosa inflamável, que flutua e queima até mesmo em contato com água, sendo muito difícil de apagar.
O problema pode não ser falta de espaço, mas o inferno realmente é muito quente, com 485 graus centígrados. Está longe de ser um clima agradável de tarde de outono, mas ainda assim é melhor que o céu bíblico, que teria temperaturas de 525 graus centígrados torturando as boas almas.
O calor é uma forma de energia e cada cor tem a capacidade de absorver uma determinada quantidade de energia. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) As cores escuras são as que têm maior capacidade de absorção, portanto, quanto mais próxima a roupa estiver da cor preta, mais calor você sentirá.
Alguns combustíveis específicos podem acrescentar novas cores às chamas. Quando o interior do seu fogão está sujo, por exemplo, o fogo dele pode ficar verde por causa da sujeira, o que pode ser perigoso. Já o metanol, combustível usado pelas equipes da Fórmula Indy, tem uma chama invisível.
Ao contrário das chamas laranja ou azul, o fogo branco emite luz em todas as frequências. Isso faz com que as chamas apareçam brancas. A cor também pode ser da queima de certos produtos químicos ou outros métodos.
A mais comum, vista em incêndios e em velas, é a chama amarelada, resultado da combustão do sódio (Z=11) que emite luz amarela quando aquecido a altas temperaturas. Em incêndios de fiação elétrica, por exemplo, são liberados átomos de cobre (Z=29) ou bário (Z=56), e a cor da chama fica esverdeada.
Embora todo mundo saiba que a água tem o poder de apagar o fogo, ela não age sobre as chamas em si – então, como isso acontece? Todo mundo sabe que a água tem o poder de apagar o fogo.
A água é o agente extintor de uso mais comum e é um extintor muito usado por ser encontrado em abundância. Age por resfriamento, quando aplicada sob a forma de jato sólido, neblina nos incêndios de Classe A ou vapor, é difícil extinguir o fogo em líquidos inflamáveis com água por ser ela mais pesada que eles.
Na combustão completa, a reação ao oxigênio é total, não sobram resíduos, a chama fica mais forte e com a coloração azul. Já a chama amarelada ou avermelhada é mais fraca e é sinal de uma combustão incompleta que deixa resíduos como fuligem, por exemplo. É o que acontece quando acendemos uma vela.
Na luz visível, as ondas mais curtas estão no lado azul do espectro, e as médias, no verde. Já as mais compridas estão no lado vermelho. Isso significa que a luz azul carrega maior energia, sendo observada em corpos que emitem mais calor.
É por isso que ao colocarmos, por exemplo, o sal de cozinha (Cloreto de sódio – NaCl) na chama, vemos uma coloração amarela intensa, em razão da presença do sódio; enquanto que se colocarmos o sulfato de cobre (CuSO4), o cobre fará com que a chama adquira coloração verde.
Para a região de uma determinada chama, quanto mais próximo do branco nessa escala, mais quente é a seção da chama. As transições são frequentemente aparentes em incêndios, nos quais a cor emitida mais perto do combustível é o branco,e as chamas avermelhadas são as mais altas de todas.
🔶 A cor laranja ou amarela pode indicar problemas, como: combustão incompleta do gás, quantidade errada de ar na mistura, contaminação do queimador ou gás de baixa qualidade. 🔶 Chamas vermelhas indicam uma quantidade desbalanceada de monóxido de carbono, substância nociva à saúde.