LÍNGUA PORTUGUESA | As palavras "pobríssimo" e "paupérrimo" (mais formal) são formas corretas do grau superlativo absoluto sintético do adjetivo pobre. Instagram.
"Calorzão" ou "calorão"? A resposta é simples: a forma correta é "calorão". O sufixo "ão" é o aumentativo regular da palavra "calor", e é o que está presente nos dicionários.
São, portanto, corretas as formas dificilíssimo e facilíssimo, havendo duas formas do superlativo absoluto sintético para adjetivos terminados em -il, aos quais se acrescenta a terminação -imo ou a terminação -íssimo.
Do mesmo modo, fala-se de ótimo como o superlativo absoluto sintético de bom, e não de melhor, embora se trate sempre do mesmo adjetivo. Por outras palavras, melhor diz respeito ao adjetivo bom e ao advérbio bem, no grau comparativo de superioridade. Quanto ao superlativo, corresponde este a ótimo.
Você sabia que, no superlativo absoluto sintético, "frio" assume a forma "friíssimo"? Do mesmo modo, "cheio" assume a forma "cheiíssimo". Como o "i" de ambas as palavras se encontra na sílaba tónica (fri-o; chei-o), deve-se repetir, obrigatoriamente, o "i" para formar o superlativo absoluto sintético.