Os Pantherinae, como o leão, leopardo, tigre e onça-pintada, podem rugir ou esturrar. Já os Felinae, como gatos-domésticos, gatos-do-mato, jaguatiricas e a onça-parda, ronronam ou miam. Mas isso não significa que os sons emitidos pela parda sejam sempre serenos como o registrado no Chile.
Esturro é algo como o rugido da onça, um ruído assustador. Foi também motivo para a disparada do pescador, quando percebeu que ele poderia ser o alvo do felino.
Como outros grandes felinos, a onça é capaz de rugir e faz isso para repelir competidores: ataques com indivíduos intrusos podem ser observados em liberdade.
Onças tendem a ser solitárias e, em geral, adultos se encontram apenas para acasalar. Para evitar contatos entre si, onças machos esturram (rugem) demarcando seu território.
Apesar de serem felinos, as onças não miam, mas emitem uma espécie de ronco, denominado esturro. As manchas no corpo de uma onça-pintada são diferentes daquelas encontradas em leopardos.
- Fezes: Verificar se na área próxima de onde foi encontrada a carcaça ou o animal atacado, há a presença de fezes de onça. Este é um vestígio menos observável, mas pode ser encontrado nas proximidades da área e possui características próprias em termos de tamanho e diâmetro.
Segundo o veterinário, em episódios como esse, o animal também tem medo do ser humano e só ataca se for necessário para a própria sobrevivência – se estiver de jejum prolongado ou para se defender, por exemplo. "Se ela se sentir acuada ou estiver mais de 10 ou 15 dias em jejum", diz.
São roncos agudos, graves, curtos ou longos. Esse som emitido se trata do rugido ou esturro da onça! É uma vocalização natural do animal, que se dá graças a ossificação incompleta do osso hióide, localizado na região do pescoço.
Dizem que a vocalização da onça-pintada pode significar a demarcação de território ou a tentativa de atrair um parceiro para acasalamento. Via @fasturias #onça #esturr.
Possui pelagem amarelo-dourado com pintas pretas na cabeça, pescoço e patas. Nos ombros, costas e flancos tem pintas formando rosetas que têm, no seu interior, um ou mais pontos. O Leopardo (Panthera pardus), que ocorre na Ásia e África, também possui rosetas, porém sem pontos pretos no interior.
É conhecida por diversos nomes nas diferentes regiões onde ocorre: onça-preta, jaguar, jaguaretê, yaguareté, tigre, canguçu, pintada, pinima, pinima-malha-larga e pixuna.
É uma vocalização característica dos grandes felinos do gênero Panthera, como o leão, o tigre, o leopardo e a onça-pintada, com exceção do leopardo-das-neves. Os rugidos têm papel em expressão de territorialidade e comportamentos agonísticos, servindo principalmente como meio de comunicação e demarcação de território.
É chamado de esturro. Essa vocalização pode significar demarcação de território ou a tentativa de atrair um parceiro para o acasalamento. O registro foi feito por uma armadilha fotográfica da reserva Amazon Rio.