Laranja - Sis e Laranja são a dupla de irmãos mais irritantes do mundo, tentando infernizar qualquer um que estiver por perto. Os dois sempre se amaram.
Na Idade Média chegou à Europa proveniente da Ásia a fruta da Citrus aurantium, que recebeu o nome de laranja. Mais tarde, no século XVI, foi introduzida umha nova espécie de laranja com sabor mais doce, a fruta da Citrus × sinensis, que se apropriou do nome.
A laranja é o fruto da laranjeira, árvore da família Rutaceae. Possui porte médio que pode atingir até 8 metros de altura, tronco de cor castanho e copa de formato arredondado.
A laranja contém uma série de carpelos distintos (segmentos) dentro, tipicamente cerca de dez, cada um delimitado por uma membrana, e contendo muitas vesículas cheias de suco e geralmente algumas sementes.
A laranja é um fruto originário da Ásia, mais precisamente da região situada entre a Índia e o Sudeste asiático. O seu cultivo ter-se-á iniciado há cerca de 7000 anos, presumindo-se que os primeiros pomares de laranjeiras se desenvolveram no primeiro milénio, na China.
Os 6 principais tipos de laranja cultivados no Brasil
Laranja-pera. A laranja-pera é a mais comum entre o consumo dos brasileiros, pode ser usada no preparo de sucos, consumida in natura ou até mesmo como acompanhamento da feijoada. ...
Além de não rolar desperdício, consumir o bagaço da laranja auxilia no funcionamento regular do intestino, graças às fibras. O bagaço também concentra pectina – uma substância que auxilia na redução do colesterol e reduz a absorção de glicose para o sangue.
O bagaço ainda tem a função de ajudar na digestão de alimentos mais gordurosos, favorecendo o trabalho dos intestinos grosso e delgado. A pectina é ótima para dietas. Por ser rica em fibras, promove uma melhor mastigação e, com isso, proporciona maior saciedade.
A laranja Mimo-do-Céu produzida no Território da Borborema possui um alto rendimento de suco, baixíssima acidez, elevado teor de SS/AT², apresentando-se predominantemente doce, conforme grupo no qual está inserida as laranjas de baixa acidez.
Semelhante a uma pequena poncã, a laranja-da-terra é conhecida por ser ácida e suculenta. Além do uso culinário, que passa por geleias, compotas e sucos, a fruta também pode ter uso medicinal.
Os principais tipos de laranjas cultivados, exportados e consumidos pelos brasileiros são: a laranja-pera, laranja-da-terra, laranja-lima, laranja Bahia, laranja Natal e laranja Hamlin.
Existem 45 tons de laranja catalogados. Muitos tem as cores de terra, outros podem ser classificados como amarelo (amarelo cenoura, amarelo ocre, amarelo indiano) ou vermelhos (vermelho camarão, vermelho raposa, vermelho cobre) por seu alto índice de pigmentação dessas outras cores.
A palavra laranja foi usada primeiro para descrever a fruta e depois a tonalidade. Antes disso, as coisas que possuíam essa cor eram chamadas de "amarelas-avermelhadas", explica Marcelo Módolo, professor do departamento de Letras Clássicas e Vernáculas na Universidade de São Paulo (USP).
Laranja. A laranja é rica em água, que ajuda a hidratar, amolecendo as fezes, e é composta pelo bagaço, uma parte da fruta que é rica em fibras. Uma laranja média (180g) tem cerca de 4,4 g de fibras e 155g de água, sendo uma ótima opção para soltar o intestino.
Quantas laranjas uma pessoa pode consumir por dia?
Comer entre 1 a 3 porções de 80g de laranja por dia pode ajudar em dietas para emagrecer, pois apesar de a fruta conter frutose, um açúcar natural das frutas, a laranja com bagaço é rica em fibras, ajudando no controle da fome e promovendo, assim, a perda de peso.
Principalmente, no combate ao câncer de pulmão, de boca, da mama, do cólon e da pele. Protege contra nitrosaminas, que são conhecidos por serem agentes de câncer que são encontrado nos alimentos. A vitamina c contida na laranja é conhecida por ser útil contra o câncer da boca, estômago e do esôfago.
consumir o bagaço da laranja auxilia no funcionamento regular do intestino, graças às fibras. O bagaço também concentra pectina – uma substância que auxilia na redução do colesterol e reduz a absorção de glicose para o sangue. 😋🍊 #coloproctologia #santos #coloproctologista.
O melão é rico em vitamina K, cálcio e zinco — nutrientes que ajudam a manter os ossos fortes e saudáveis e previnem a osteoporose. Essa fruta é considerada um calmante natural por ter vitaminas A e B, fósforo e magnésio, o que ajuda a controlar as oscilações de humor da mulher nessa fase.
A história da laranja inicia-se na Índia, onde era conhecida pelo nome nareng. Da Índia este fruto espalhou-se pela restante da Ásia, passando a denominar-se narang, nome que foi dado a uma cidade paquistanesa, situada na província de Punjab. Da Ásia chegou à Europa através de Portugal no tempo das Cruzadas.
A laranja kinkan, também chamada de kumquat, é uma laranja de menor tamanho e sabor mais doce em comparação com outros tipos, apesar de ainda ser considerada uma fruta cítrica. Além disso, sua casca também é mais fina e comestível.