“De minha livre vontade, na presença do Grande Arquiteto do Universo e desta respeitável Assembleia de Mestres Maçons, juro e prometo solene e sinceramente nunca revelar a qualquer profano, ou mesmo a qualquer aprendiz ou companheiro, os segredos do grau de Mestre.
São Deveres Éticos do Maçom: 1) Respeitar todas as autoridades maçônicas legalmente constituídas, não atacando, por quaisquer meios, de forma pessoal, os irmãos ocupantes dos cargos de autoridade no exercício dos respectivos mandatos.
''O que é preciso pra entrar na maçonaria?'' - Papo Reto Cortes
Qual o sinal de um Maçom?
O símbolo mais básico alcançado pelo compasso é o círculo com um ponto no centro, símbolo do Sol. Sendo o compasso móvel e o esquadro estático, dá-se aí mais uma dualidade passiva e ativa entre dos símbolos, bastante presente na simbologia maçônica. Juntos formam o símbolo mais característico da maçonaria.
IGUALDADE de direitos e obrigações quer no aspecto individual quer no coletivo sem distinção alguma, quer de religião, raça, posicionamento sociopolítico ou nacionalidade.
Embora seja atrelada constantemente a crenças espirituais, a maçonaria em si não é uma religião. Entre os seus princípios, destacam-se a liberdade, igualdade e fraternidade. Além disso, a maçonaria tem como objetivo a verdade, exame da moral e a prática das virtudes.
AS PALAVRAS DO COMPANHEIRO MAÇOM. A PALAVRA SAGRADA “JAQUIM(JAKIN)” O vocábulo “JAKIN” representa nos rituais, o aumento de salário que recebe o Aprendiz na sua elevação ao grau de Companheiro.
Ao ser admitido na Maçonaria, você terá o benefício de atuar socialmente, inclusive por meio de filantropias. Dizemos que o maçom é um Construtor Social, pois deve atuar nas causas da Sociedade de maneira bastante efetiva e constante. A filantropia, nesse sentido, é apenas uma das maneiras de atuação.
A Maçonaria é religiosa ? Sim, é religiosa, porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, porque é uma entidade espiritualista em contraposição ao predomínio do materialismo.
Usadas pelo homem, devem relembrar-lhe a mansidão e a pureza a que está obrigado, e aquelas entregues à mulher simbolizam que o maçom deve ter consideração pelo belo sexo, presenteando-as não à mulher que mais ama, mas aquela que considera mais digna de ser amada.
O único segredo que existe e não se conhece senão por meio do ingresso na instituição, são os meios para se reconhecer os maçons entre si, em qualquer parte do mundo e o modo de interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos.
A Maçonaria tem como missão fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos.
Como de conhecimento geral, a entrada na Maçonaria faz-se com a Iniciação. Não só na Maçonaria, mas nas escolas herméticas há uma cerimônia, por intermédio da qual o candidato é recebido, conhecida como Cerimônia de Iniciação.
O Maçom deve ter e manter elevada Moral, tanto na vida privada como na social, impondo-se pelo respeito, procedimento impecável e realizando sempre o Bem. É pelo valor moral que podemos cumprir sempre nossos deveres como elementos da Sociedade Humana e, particularmente, como membros da Sociedade Maçônica.
Em vez disso, os requisitos predominantes até hoje para se tornar maçom envolvem apenas a declaração de fé num "Ser Supremo" genérico, que os adeptos também chamam de "Grande Arquiteto do Universo". Em geral, pede-se que os membros jurem seguir essa crença de acordo com o livro sagrado de sua preferência.
Esquadro e compasso: O esquadro e o compasso maçônicos são provavelmente os símbolo mais comum na Maçonaria, usado para representar maçons e lojas maçônicas em todo o mundo.
Ou seja, no sentido literal, o termo refere-se ao "Grande Arquiteto do Universo", o Deus na maçonaria. Por ser uma divindade que rege o universo, Gadu é chamado ainda pelos maçons de Sadu (Supremo Arquiteto do Universo) —assim representado para não ferir as religiões dos irmãos.
Por conta disso, este é o santo padroeiro da maçonaria. Inácio Loiola ressaltou que a maçonaria tem como lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” e, na condição de integrante da organização, saudou a todos os maçons.
A Palavra Sagrada é parte do Cobrimento do Grau de Aprendiz, ela serve para nos identificarmos como Aprendizes Maçons. Além disso, também é uma forma de mostrar que o Aprediz tem como guia, “Força, Apoio e Moral”, pois seu significado está presente em suas ações.
Ser Maçom é preservar-se cidadão honesto e digno, submisso às leis do País, amigo de sua Família, bom pai e bom esposo, pessoa de paz, de harmonia e concórdia no seio da sociedade e, principalmente, no seio da Maçonaria.