“Juro, pela minha fé e minha honra / e de acordo com os princípios éticos do Profissional de Educação Física, exercer com dignidade, / zelo e competência as minhas atividades profissionais em prol da saúde e educação de toda a população, / bem como da prática esportiva dos atletas, / atendendo determinações legais ...
É a ciência que estuda os movimentos do corpo humano, incluindo as forças internas e externas exercidas, os movimentos articulares, as funções musculares e sua aplicabilidade nos exercícios físicos e nas atividades cotidianas.
O Discóbolo de Mirón foi escolhido como símbolo da Educação Física por representar a força e o dinamismo característicos dessa profissão. Aprovada em reunião plenária do Conselho Federal de Educação Física, tal escolha está documentada no texto abaixo: Art.
A pedra do curso de Educação Física é a Esmeralda que, como você já sabe, é a que mais representa a saúde e a regeneração. Não por menos, é o símbolo da maioria dos cursos da saúde.
O QUÊ UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEVE SABER PRA SER BOM?
Que símbolo é esse ⚕?
Representado pelo Asclépio (deus grego da medicina), ele tem como ícones a cobra e o bastão de Madeira (Bastão de Esculápio), os quais apontam, respectivamente, a dualidade em seu mecanismo de defesa: o veneno – mal e cura –, e a árvore da vida, bem como a sabedoria.
A educação Física é uma das áreas de conhecimento ligada ao estudo das atividades físicas, visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento correto dos movimentos corporais e motores. Trabalha também no sentido terapêutico, na manutenção e reabilitação da saúde e ate mesmo para prevenir e evitar certos tipos de doenças.
A Educação Física, então, favoreceria a educação do corpo, tendo como meta a constituição de um físico saudável e equilibrado organicamente, menos suscetível às doenças.
Para Tubino os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade (TUBINO, 1984).
Além de estimular um estilo de vida saudável, incluindo novos hábitos de alimentação, as atividades propostas pelos profissionais trazem benefícios para todas as idades. Por meio de exercícios de ginástica, jogos e brincadeiras, a Educação Física contribui para o desenvolvimento motor e cognitivo das pessoas.
O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a separação proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna-se base de todo o processo educacional ocidental.
O dia do profissional que promove a saúde e a qualidade de vida da população, o educador físico, é comemorado nesta sexta-feira, 1º de setembro. A data foi escolhida por ser a mesma em que a profissão foi regulamentada, em 1998, quando foram criados os conselhos federal e estaduais de educação física.
Apesar de o termo “educador físico” ser o mais usado para se referir a quem trabalha na área, ele não é correto. De acordo com a legislação brasileira, a nomenclatura correta é profissional de Educação Física.
Foi apenas no século 18 que a disciplina entrou, de fato, no currículo. Um dos pioneiros foi o educador Johann Bernard Basedow (1724-1790), que em 1774 instituiu na escola-modelo de Dessau, na Alemanha, a prática de exercícios como correr, saltar, arremessar, transportar objetos e trepar.
L9696. LEI Nº 9.696, DE 1 DE SETEMBRO DE 1998. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física.
O marco histórico para definir o início da Educação Física escolar brasileira é a Reforma Couto Ferraz, outorgada em 1851. Essa reforma tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte (BETTI, 1991).
Estuda-se sobre as práticas de atividades físicas, a mecânica dos exercícios, a correção da postura, a utilização de diferentes acessórios nas práticas corporais, os métodos e exercícios de flexibilidade, alongamentos e relaxamentos.
Desse modo, a Educação Física passou a ser definida como um “processo educacional que usa o movimento como um meio de ajudar as pessoas a adquirir habilidades, condicionamento, conhecimento e atitudes que contribuem para seu ótimo desenvolvimento e bem-estar” (Dr. Valdir Barbanti, em “O que é a Educação Física”).
O Início da Educação Física escolar no Brasil, inicialmente denominada Ginástica, ocorreu oficialmente com a reforma Couto Ferraz, em 1851(Ramos, 1982).