O líbero que na temporada passada defendeu o Minas, é o mais baixo da Superliga e conta que vir para o time do interior paulista lhe rendeu novos apelidos no elenco. Rogerinho estará em quadra pelo Taubaté nesta quarta-feira, 13, quando a equipe encara o Blumenau na estreia da equipe na Superliga.
As menores não são conhecidas pelo público, elas medem 1,58 - Salima Hamouche, líbero da Seleção da Argélia e Stephanie Enright, ponteira da Seleção de Porto Rico.
Com apenas 1,70m de altura, Hermison é notório por ser até hoje o jogador mais baixo a disputar a Superliga Brasileira de Voleibol, a principal competição interclubes no país. Atualmente trabalha como preparador físico.
Contrariando uma tendência mundial, que pede jogadores cada vez mais altos, o levantador Hermison, 1,70 m, disputa pela sexta vez a Superliga de vôlei, a principal competição interclubes no país. Segundo dados da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), Hermison, 27, é o atleta mais baixo da história do torneio.
COMO É SER LÍBERO? (SERGINHO DO VOLEI) | PAI DOS CORTES PODCAST
Qual a altura da líbero Fabi?
Mas como é baixinha, com 1,69 m, a jogadora acabou se especializando em defesa. Assim, não foi difícil abraçar a posição de líbero, criada na modalidade em 1998. No mesmo ano em que o posto que ocupa surgiu, Fabi participou de uma Superliga pela primeira vez, defendendo a equipe do Macaé.
O líbero Rogerinho, do São José fez uma defesa impressionante na vitória sobre o Cruzeiro que deu ao time paulista o primeiro título da Supercopa de vôlei masculino. No tie-break, o atleta de 1,66m subiu na placa de publicidade e fez uma defesa inacreditável .
Por outro lado, Natinha e Nyeme têm a menor estatura do elenco atual da seleção de vôlei: 1,75m. As duas atuam na posição de líbero na Seleção Brasileira e, como trabalham no fundo da quadra, precisam ser mais baixinhas. Veja a altura das jogadores de vôlei do Brasil em 2023.
Cada equipe pode ter dois líberos inscritos nas competições, mas apenas um pode estar em quadra. Em alguns casos, os times ficam sem líbero em ação, o que é permitido. Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores.
Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios. Ele também pode realizar o levantamento quando o levantador não conseguir.
Querer que o time saia junto e por baixo, com bola no chão, não é novidade. Franz Beckenbauer atuava numa linha de quatro no Bayern e na Alemanha, mas criava tanto pelo passe que inventou o líbero moderno.
Com apenas 1,65m, Tung se tornou o xodó da torcida e após os jogos de sua equipe é o mais requisitado para fotos. Até pouco tempo, o esporte dos gigantes era o basquete – os baixinhos eram bem-aceitos no vôlei.
Elas têm uma parceria de longa data, porque atuaram juntas em seleções de base, e são as jogadoras mais altas da equipe brasileira. Luzia mede 1,99m, e Helena tem dois centímetros a menos (1,97m).
Para o jogador do Vôlei Taubaté, que tem 24 anos e 1,66m, a baixa estatura pode ser comemorada, afinal, num mundo de gigantes em quadra, ser pequeno também tem vantagem.
Qual a altura da líbero da seleção brasileira de vôlei?
O posto de mais baixa fica com a líbero Natinha, de 1,62m, suplente entre as convocadas. A estatura menor do que a média é comum na posição. Logo depois, vêm a também líbero Nyeme e a levantadora Macris, de 1,75m e 1,78m, respectivamente.
Trata-se de um termo invariável em todos os outros idiomas e suas características de atuação são jogar somente no fundo da quadra (posições 1, 5 e 6) no lugar de um dos jogadores de fundo, e é especializado nos fundamentos de recepção e defesa: as limitações de seu jogo o impedem de desenvolver todos os outros ...
Claudinha – levantadora de 36 anos e 1,82m; Suelen – líbero de 36 anos e 1,70m; Tainara – oposta de 23 anos e 1,90m; Kasiely – ponteira de 30 anos e 1,82m.
Participou das principais conquistas da Seleção Brasileira, incluindo as medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 em Pequim e nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres. Fabiana é considerada por muitos críticos do voleibol como a melhor líbero do mundo da história.