Características. A capacidade de armazenamento do Castanhão é de 6.700.000.000 m³, o que o coloca como o maior açude para múltiplos usos da América Latina. Sozinho, ele tem 37% de toda a capacidade de armazenamento dos 8.000 reservatórios cearenses.
O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 36% da sua capacidade, melhor volume em 10 anos, conforme a Cogerh. Já açude Orós, segundo maior reservatório do Ceará, ultrapassou 70% de sua capacidade no fim de abril. Foi a primeira vez que o açude atingiu a marca após 12 anos.
Açude Jaburu I é um açude brasileiro no estado do Ceará. É o maior açude em cima de uma serra ou montanha do mundo. Está construído sobre os leitos dos riachos Jaburu e Pitanga, nos municípios de Ubajara e Tianguá.
Açude é uma barragem artificial usada para reter água da chuva ou de rio. No Brasil, a região Nordeste concentra a maior parte dos açudes no país, com mais de 70 mil reservatórios, de acordo com o Manual do Pequeno Açude.
Estamos falando dos açudes Argemiro Figueiredo (Acauã), Boqueirão (Epitácio Pessoa) e Coremas/Mãe D'Água. Juntos, eles estão acumulando 1.142.056.528 milhões de metros cúbicos. O quarto maior é o Engenheiro Ávidos, que ainda não alcançou os 50% da capacidade total, mas já chegou a 41,71%.
Açude Castanhão - Saiba altura da Parede do maior açude da América Latina - fica aqui no Ceará
Quais os 5 maiores açudes do Nordeste?
Entre eles, Castanhão (Alto Santo), Orós (Orós), Banabuiú (Banabuiú), Araras (Varjota) e Figueiredo (Alto Santo), os cinco maiores do Estado, receberam aportes consideráveis e superam marcas da última década.
As barragens Eustáquio e Santo Antônio têm juntas capacidade licenciada de armazenar mais de 1,2 bilhão de metros³ de rejeitos. A primeira é a mais nova, com capacidade licenciada para 750 milhões de m³, enquanto a segunda é a mais antiga, com capacidade licenciada para 483 milhões de m³.
O maior reservatório do Ceará, o Castanhão, ultrapassou o volume de 30% da capacidade de armazenamento. Há um ano, o açude estava exatamente com 30% de volume. Em 2023, foi a primeira vez que o reservatório passou desta marca desde 2014.
Os açudes por escavação não são aconselháveis, porque sua construção é muito cara, embora eles possam ter uma profundidade de apenas 2m. O terceiro tipo de açude, ou seja, o construído por aterro de suas margens, pode ter profundidade de 1,5 a 2m.
O açude é um recurso muito antigo e que surgiu no início da civilização para combater a seca. Ele pode reservar água da chuva ou a água corrente de algum rio existente.
A hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, fica a 748km da foz do rio São Francisco. Além da geração de energia, o reservatório cumpre o papel de regularização dos recursos hídricos da região, que abrange munícipios como Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).
Os Açudes Castanhão, Orós e Banabuiú, os três maiores do Ceará, tiveram suas vazões médias de operação definidas para o período de julho de 2024 a janeiro de 2025.
Uma tragédia está acontecendo na Líbia, país do norte da África. A passagem de uma tempestade tropical provocou inundações gigantescas, que foram agravadas pelo rompimento de duas barragens.
O açude Orós, segundo maior reservatório de águas do Brasil, localizado na cidade de mesmo nome, a 335 quilômetros de Fortaleza, atingiu 72,52% da capacidade total nesta sexta-feira, 26.
Um olhar para o passado remoto A mais antiga barragem que se tem notícia em território brasileiro foi construída onde hoje é área urbana do Recife, PE, holandesa. Conhecida presentemente como açude Apipucos, aparece em um mapa holandês de 1577.
Trata-se da Lagoa Palmas, com 50m de profundidade. A equipe do projeto “Estudos Integrados no Sistema Lacustre do Baixo Rio Doce” estuda como as lagoas funcionam e a qualidade de suas águas.
Parte da barragem da usina de geração de energia 14 de Julho, na bacia do Rio Taquari-Antas, localizada no município de Cotiporã (RS), na Serra Gaúcha, se rompeu no início da tarde desta quinta-feira (2). A cidade fica a cerca de 170 quilômetros de Porto Alegre.
💀 OURO DA MORTE 💀 📌 Em operação desde 1987 a cidade de Paracatu, em Minas Gerais, abriga a maior mina de ouro a céu aberto do mundo, que hoje é operada pela companhia canadense Kinross, que responde por 22% da produção nacional do minério.