A Amazônia possui a maior floresta tropical do mundo, equivalente a 1/3 das reservas de florestas tropicais úmidas que abrigam a maior quantidade de espécies da flora e da fauna.
A Amazônia é uma região que compreende um conjunto de ecossistemas, envolvendo a bacia hidrográfica do Rio Amazonas e a Floresta Amazônica, sendo a área de maior biodiversidade do planeta e o maior bioma do Brasil.
Os principais biomas mundiais são Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Savanas, Pradaria e Deserto. E, o Brasil, se destaca, sendo reconhecido como um país com grande biodiversidade devido à variedade de biomas e ecossistemas presentes em seu território.
O bioma Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Este bioma continental é considerado o de menor extensão territorial no Brasil, entretanto este dado em nada desmerece a exuberante riqueza que o referente bioma abriga.
A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupa 11% do território nacional e abriga uma fauna e flora únicas, com muitas espécies não encontradas em nenhum outro lugar do planeta.
A Floresta Amazônica se estende por nove países da América do Sul, sendo sua maior porção localizada no Brasil, ocupando cerca de 40% do território. O bioma Amazônia é o maior de todos os biomas brasileiros. Caracteriza-se pela presença de diversos ecossistemas e por deter grande biodiversidade na fauna e na flora.
O Brasil ocupa quase metade da América do Sul e é o país com a maior biodiversidade do mundo. São mais de 116.000 espécies animais e mais de 46.000 espécies vegetais conhecidas no País, espalhadas pelos seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos.
Estudo realizado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade) mostra que o Pantanal é o bioma brasileiro com maior índice de espécies preservadas. De todas as espécies que integram a fauna pantaneira, 93,7% são consideradas “menos preocupantes” de sofrerem processo de extinção.
Bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga tem valor econômico e biológico para o País. A Caatinga é frequentemente associada à seca, pobreza e pouca biodiversidade, mas ao contrário do que se pensa, esse bioma confere valores biológicos e econômicos significativos para o país.
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e encontra-se em uma região bastante seca. O bioma Caatinga representa cerca de 9,9% do território brasileiro, com uma área de aproximadamente 844.453 km2. É também conhecido como savana estépica do semiárido, segundo o IBGE.
Tundra: está localizada na porção setentrional do globo, no extremo norte dos continentes América, Europa e Ásia. Esse bioma possui temperaturas baixas ao longo de todo o ano, com forte recorrência de neve. A vegetação da Tundra é composta por pequenas gramíneas, musgos e líquens.
A Mata Atlântica é considerada uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo. Contudo, 90% de sua extensão original está destruída, tornando-a o bioma brasileiro mais ameaçado.
O Cerrado é um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo cerca de 25% do território nacional e perfazendo uma área entre 1,8 e 2 milhões de km2 nos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, oeste de Minas Gerais, Distrito Federal, oeste da Bahia, sul do Maranhão, oeste do Piauí e porções ...
Os biomas têm uma incrível capacidade de satisfazer e conservar as necessidades básicas da vida no planeta, pois permitem o desenvolvimento da diversidade biológica, fornecendo recursos vitais para a subsistência como oxigênio, carbono e matérias-primas como alimentos ou outros produtos.